É grande a movimentação na Viação Formosa. A frota da empresa de ônibus sai bem cedo da garagem no subúrbio do Rio de Janeiro e cruza a cidade, trazendo um recorte da rotina do transporte urbano carioca. A empresa é comandada por Edson Bacelar (Aílton Graça) desde que ele herdou do pai o negócio. Ainda jovem, Edson começou a trabalhar na viação e, durante a vida, passou por todos os setores para poder conhecer o funcionamento da empresa. A chegada de Jão (Fabrício Boliveira) à Formosa também aconteceu cedo: aos 18 anos, o filho de Neuza (Valdineia Soriano) conseguiu emprego na firma, e sua dedicação o fez subir de posto, conquistando o atual cargo de fiscal. Querido por todos, se tornou um grande amigo do motorista Lindomar (MV Bill), que finalmente chega a seu último dia de trabalho. Depois de anos de dedicação e amor ao ofício, os funcionários comemoram a merecida aposentadoria do pai de Madá (Jéssica Ellen), e Jão faz questão de acompanhá-lo no ônibus em seu último dia. Mas o momento de celebração é marcado por um grave acidente com o ônibus dirigido por Lindomar. E tudo seria pior se Jão não estivesse junto.
Da sala de monitoramento das frotas, o acidente chama a atenção da funcionária Vanilda (Aldeia). Ela é a responsável por acompanhar o vai e vem dos ônibus nas ruas. Fofoqueira nata, dizem que monitora não só os ônibus, mas também a vida de todo mundo ali. É na sede da empresa que fica também Ana Lúcia (Iara Jamra), encarregada pelos serviços gerais. A mãe de Cacá (Pri Helena) veste a camisa da Viação Formosa como se fosse dela própria, pois gosta muito do trabalho. Pelos corredores, ela cruza com um dos funcionários mais antigos da casa, Alberto Fontoura (Chao Chen). Braço direito de Edson no gerenciamento da empresa, é bem discreto na sua vida pessoal, e diz ter um gato mimado e um pai doente, por isso fica apavorado quando seu emprego é ameaçado. Está quase sempre acompanhado de Beth (Bia Guedes), a secretária do dono da empresa.
Tereza (Claudia Missura) e Jayme (Juliano Cazarré). Foto: Globo/ Beatriz Damy |
Edson (Ailton Graça)
. Foto: Globo/Beatriz Damy / Fabio Rocha |
Promoday Volta por Cima - Jao (Fabrício Boliveira). Foto: Globo/Beatriz Damy e Fabio Rocha |
A secretária Beth (Bia Guedes). Foto: Globo/ Fábio Rocha |
Roxelle (Isadora Teixeira). Foto: Globo/ Fábio Rocha |
Neuza (Valdineia Soriano). Foto: Globo/ Fábio Rocha |
Lindomar (MV Bill). Foto: Globo/ Fábio Rocha |
Cida (Juliana Alves). Foto: Globo/ Fábio Rocha |
Sidney (Adanilo). Foto: Globo/ Fábio Rocha |
Ana Lúcia (Iara Jamra). Foto: Globo/ Fábio Rocha |
Vizinho de Lindomar e casado com Tereza (Claudia Missura), Jayme (Juliano Cazarré) também é motorista na Viação Formosa. Embora mais novo que o amigo, vivenciou as várias transformações que o transporte sofreu nas últimas décadas. Como o que aconteceu com Sidney (Adanilo), que começou como trocador, função que deixou de existir nas empresas do Rio de Janeiro, e atualmente é motorista. O rapaz concilia o trabalho com os estudos e sonha em melhorar de vida. Nas horas vagas, toca em uma roda de samba com Jão, onde fazem uma grana extra. Sidney é interessado em Cida (Juliana Alves), sua colega de trabalho. A moça se mudou com o filho Lucas (Caique Ivo) do norte do estado do Rio de Janeiro para a capital depois que o marido morreu. Na pequena cidade onde viviam, ela dirigia um ônibus de transporte escolar, e acaba conseguindo emprego como motorista na Viação Formosa.
No trajeto de cada viagem, há sempre a parada no ponto final. É lá que fica a lanchonete que Roxelle (Isadora Cruz) e Neuza Correia (Valdinéia Soriano) trabalham e onde Jão faz turno de fiscal. Apesar de ser alegre, forte e a luz daquele lugar, Neuza esconde um segredo: a paternidade do filho. Jão cresce ouvindo que o pai foi embora, mas a verdade é que, na juventude Neuza se envolve com um motorista aprendiz. Ao saber que estava grávida, Neuza procurou por ele e descobriu que não o viria mais.
'Volta por Cima' é uma novela criada e escrita por Claudia Souto, com colaboração de Wendell Bendelack, Julia laks, Isadora Wilkinson e Juliana Peres. A novela tem direção artística de André Câmara e direção geral de Caetano Caruso. A produção é de Andrea Kelly e Lucas Zardo, e a direção de gênero, de José Luiz Villamarim.
Tags
Novelas