Rosana (Viviane Araujo) e Edson (Ailton Graça). Foto: Globo/Beatriz Damy / Fabio Rocha |
Nascido no subúrbio do Rio de Janeiro, Edson Bacelar (Aílton Graça) mantém os mesmos hábitos simples que tinha quando novo e via o pai acumular riqueza com a empresa de ônibus Viação Formosa. Hoje, à frente do negócio que herdou, quer preparar Nando (João Gabriel D’Aleluia), seu filho, para dar continuidade ao posto, assim como foi com ele. Na juventude, com o pai ainda vivo no comando da empresa, Edson passou por quase todos os setores da Formosa para conhecer de perto o funcionamento do negócio.
Os Bacelar são muito ricos, mas Edson só é levado à ostentação quando acompanha Rosana (Viviane Araújo), sua esposa, em alguma festa ou evento chique da cidade. Lugares em que não se sente à vontade, mas frequenta para agradar a mulher. Vaidosa, a “primeira dama da Viação” malha e faz diversos procedimentos estéticos na tentativa de ludibriar o tempo e se manter o mais jovem possível. Nascida no subúrbio carioca como o marido, é no bairro nobre onde moram que se sente “gente” nessa cidade, e usa grifes para mostrar que hoje pertence à elite, situação tão almejada por ela.
O casal se conheceu quando Rosana era rainha de bateria de uma escola de samba, mas, ao se casarem, Edson pediu para que deixasse o posto. Foi nessa época que ela conheceu Rique (Márcio Machado), um carnavalesco de uma agremiação da segunda divisão. Os dois fizeram vários carnavais juntos, e, por isso, se tornaram muito amigos. Mesmo depois de Rosana deixar a escola, a amizade se mantém inabalável. A carreira de Rique como carnavalesco acaba quando a escola cai mais uma divisão e ele perde o emprego, o que o leva a recorrer à amiga para pedir um trabalho na Viação Formosa.
Diferente da ajuda que tenta dar a Rique, Rosana não quer que Nando trabalhe na empresa do marido, pois vislumbra para o filho uma posição de mais prestígio na sociedade. O jovem cresce tentando corresponder às muitas expectativas que os pais depositam nele. Cursando Administração para satisfazer Edson e treinando e se cuidando esteticamente para agradar à mãe, Nando não consegue se ajustar consigo mesmo. Até que conhece a personal trainer Miranda (Gabriela Dias). A moça percebe nele um potencial que até então Nando não tinha visto: o de se tornar um fisiculturista.
Miranda já faz parte do universo desse esporte, no qual é uma vencedora, quase uma estrela. O que contrasta com a realidade da sua origem e adolescência, quando sempre se sentiu coadjuvante das amigas que tinha. Tinha bolsa de estudos, e frequentou uma escola particular onde se sentia deslocada. Com a construção de um físico que se destaca, ela gosta de ser admirada. Por outro lado, tem vergonha da origem humilde e finge morar em uma área nobre da cidade, mas vive no subúrbio, na casa da prima Cida (Juliana Alves).
'Volta por Cima' é uma novela criada e escrita por Claudia Souto, com colaboração de Wendell Bendelack, Julia laks, Isadora Wilkinson e Juliana Peres. A novela tem direção artística de André Câmara e direção geral de Caetano Caruso. A produção é de Andrea Kelly e Lucas Zardo, e a direção de gênero, de José Luiz Villamarim.
Tags
Novelas