Como é possível recuperar investimentos, empregos e renda no Brasil? Em busca das respostas, a CNN Brasil estreia segunda-feira, 02 de setembro, a série "Caminhos do Crescimento". Em cinco episódios, exibidos ao longo da semana, a analista de economia da CNN Débora Oliveira conversa com empresários, economistas e mostra os desafios atuais, as novas formas de empreender e como é possível melhorar o futuro econômico do país. A série vai ao ar no CNN Prime Time, de segunda a sexta-feira, a partir das 20h. No sábado, 07, às 22h45, será exibido o documentário de mesmo nome.
A aposta de crescimento do Brasil em 2024 é da ordem de 2%, menor que os quase 3% do ano anterior. Num país com capacidade produtiva ampla e recursos naturais abundantes, o crescimento ainda é limitado por uma economia complexa. O Brasil passa, há décadas, por desafios estruturais.
Uma alta taxa de juros e a burocracia são alguns dos empecilhos que limitam investimentos externos e comprometem a expansão dos negócios locais. Desafios que colocam o Brasil entre os 20 piores países para se investir, de acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional).
Na opinião do economista Mansueto Almeida, o crescimento pode demorar: "A taxa de investimento do Brasil em 2022, tudo que governos e empresas privadas investem, foi mais ou menos ali perto de 18%, um pouco acima de 18% do PIB. Essa taxa terminou o ano de 2023 em 16,5% do PIB, uma taxa muito baixa e neste ano deve ficar por volta disso. Então, um país que almeja crescer 3% ou mais ao ano, isso não acontecerá com a taxa de investimento de 16% do PIB."
Por outro lado, nas últimas décadas, o Brasil conseguiu avançar no equilíbrio da inflação, legado do Plano Real, que está completando 30 anos. Além disso, a taxa de desemprego cai e a reforma tributária avança no Congresso Nacional. Para especialistas, a chance de melhora na economia também pode estar no investimento em fontes renováveis de energia.
O economista José Roberto Mendonça de Barros explica esse potencial, afirmando que o agronegócio tem papel fundamental na economia do país. "O agronegócio brasileiro vai ser ainda mais competitivo porque esse tamanho de território, essas condições de produção, são ideais para produzir energia de fonte biológica de todos os tipos", comenta.
Tags
Programação