Canal Brasil exibe neste sábado, dia 7 de setembro, o longa ''Independência ou Morte''

Tarcísio Meira e Glória Menezes em ''Independência ou Morte''. Foto: Divulgação.  

O Canal Brasil exibe neste sábado, dia 7 de setembro, data dos 202 anos da Independência do Brasil, o longa-metragem ''Independência ou Morte'', de Carlos Coimbra. Lançado em 1972, o filme traz no elenco Tarcísio Meira, Glória Menezes e Dionísio Azevedo. O enredo tem como ponto de partida o dia da abdicação de D. Pedro I, interpretado por Meira, em uma visão romantizada do processo que levou à emancipação política do país em relação a Portugal. No ano de seu lançamento, o longa foi o filme mais visto do ano, com quase 3 milhões de espectadores, segundo a Ancine. 

“Independência ou Morte” apresenta uma retrospectiva da vida do imperador, desde quando veio da Europa para o Brasil até sua ascensão como príncipe regente. Mas após proclamar a independência, sua relação com Domitila de Castro, conhecida como a Marquesa de Santos (Glória Menezes), começa a gerar oposições e um desgaste político.

''Independência ou Morte'' (1972) (108´)
Horário: Sábado, 7/09, às 18h
Direção: Carlos Coimbra 
Classificação: 12 anos 

Sinopse: O sonho da independência brasileira, sob Dom Pedro I, é expresso no grito de "Liberdade ou Morte" (O Grito de Independência ou Morte), já que os gritos eram a única maneira de reunir apoio contra a opressão colonial. Dom Pedro I (interpretado por Tarcísio Meira) lidera a ruptura do Brasil com a terra natal de seus pais, Portugal. Um clássico épico de drama histórico brasileiro.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato