''A esquerda é a força conservadora atual'', diz o filósofo Vladimir Safatle no "Provoca''

Foto: Gelse Montesso

Nesta terça-feira (10/9), Marcelo Tas conversa com o filósofo e escritor Vladimir Safatle. No bate-papo, ele fala sobre seu livro Alfabeto das Colisões, a falta de polarização na política brasileira, que a esquerda é a força conservadora atual, e muitos mais. Vai ao ar na TV Cultura, às 22h.
 
''O que é filosofia prática em modo crônico? Tem a ver com doença?”, pergunta Tas. “A doença é aquilo que mostra que você está desadaptado, desacostumado (...) eu dirijo uma série de livros que a gente publicou agora, um livro de um grupo chamado Coletivo Socialista de Pacientes, e o livro chama SPK - Fazer da Doença Uma Arma. A ideia é mais ou menos a seguinte, em uma sociedade doente, você curar as pessoas, é só se adaptar a um outro tipo de doença. Isso que a gente entende por doença, sintoma, é o que as pessoas têm de mais real (...) é o caminho da produção de alguma coisa singular, que vai fazer com que ela consiga criar a sua singularidade'', explica.
 
Pensador de esquerda respeitado, Safatle comenta em outro momento da conversa que a esquerda morreu. E Tas pergunta: ‘como a sua turma recebeu essa provocação?’. “Isso não foi uma provocação, eu adoraria não ter falado isso, mas isso é uma descrição analítica de um fato, isso realmente está acontecendo (...) esquerda é defesa de igualdade radical e soberania popular. Igualdade radical significa não existir hierarquias no campo do trabalho, do desejo e da linguagem. Você permite que múltiplas formas de experiência de saber circulem, você não recalca elas; você permite que os corpos e os desejos possam ocupar o espaço público de forma igualitária; as relações têm uma estrutura igualitária (...) no campo do trabalho, você não é mais subjugado, submetido (...) é evidente que esse ponto saiu da pauta de todos os debates da esquerda”, comenta.
 
Ainda falando sobre política, o filósofo responde à pergunta do internauta sobre o atual contexto de polarização, e se é possível alcançar a harmonia entre diferentes pontos de vista. ''Eu não vejo polarização alguma, eu gostaria que ela existisse. Falta polarização exatamente porque o campo da esquerda não se polarizou. A gente é ao contrário, é a figura da eterna negociação. Vamos garantir os direitos anteriores, vamos negociar com todas as instituições, vamos criar uma pluralidade que só nos paralisa (...) a esquerda é a força conservadora atual. Eu sou a favor da polarização, eu acho que tem pouco, falta polarização'', afirma.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato