Foto: Tania Rego/Agencia Brasil |
A cantora Alcione ganha tributo na edição especial do Sem Censura nesta sexta (2), às 16h, na TV Brasil. A apresentadora Cissa Guimarães recebe a diva no estúdio da emissora pública para reverenciar a sua vida e obra com muito papo e boa música na bancada e no palco da tradicional produção.
Além de Alcione, o programa traz pesquisadores e amigos da artista maranhense. Participam da conversa o jornalista Leonardo Bruno que escreveu o livro "Canto de Rainhas", com a biografia de Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes, Dona Ivone Lara e Elza Soares.
A atração ainda tem a presença da cantora conterrânea Rita Benneditto e da gestora cultural Nilcemar Nogueira, neta de Cartola e Dona Zica, que influenciaram a trajetória da homenageada. A debatedora do Sem Censura temático que celebra Alcione é a jornalista Fabiane Pereira.
Exibido na telinha às 16h, o conteúdo exclusivo pode ser acompanhado também pelo app TV Brasil Play e no YouTube do canal público. O programa tem horário alternativo na programação da emissora mais tarde no mesmo dia, à noite, a partir das 23h30.
Repertório e assuntos do papo
O especial do Sem Censura que recebe Alcione traz um panorama sobre os 50 anos de carreira da intérprete. Durante as entrevistas, a musa e os convidados mencionam episódios curiosos de sua vida e destacam obras marcantes do seu repertório.
No palco do programa da TV Brasil, a sambista solta a potente e inconfundível voz para cantar sucessos que marcaram época e atravessam gerações. Alcione entoa "Não Deixe o Samba Morrer", "Estranha Loucura", "Você Me Vira a Cabeça (Me Tira do Sério)" e "Meu Ébano", entre outros clássicos. Rita Benneditto também faz a performance de duas canções para prestigiar a amiga.
O encontro festeja a musa que dá várias canjas de hits no decorrer da atração especial. Alcione resgata a importância de grandes parceiros musicais e reconhece como astros do porte de Jair Rodrigues e Roberto Menescal a incentivaram desde o início da vida artística.
Ela ainda recorda outras memórias do começo da trajetória com personalidades como Emílio Santiago, Djavan e Leci Brandão. No papo, a bamba valoriza nomes consolidados com quem tem parceria atualmente, como Xande de Pilares, e compositores da nova geração como Mumuzinho.
Identificada com a escolha de samba Mangueira, Alcione também é uma incentivadora da folia ao idealizar agremiações para as crianças. Muito querida pelo público e pela crítica, ela ainda foi homenageada com o enredo da Verde e Rosa em 2024 na Marquês de Sapucaí.
Além dessa realização no samba, a cantora é conhecida por interpretar outros gêneros e até composições em outros idiomas. Os convidados ressaltam essa versatilidade de Alcione e explicam a importância da artista no país e no exterior, além de enumerar suas turnês, conquistas e reconhecimentos internacionais e também no Brasil.
Tags
Programação