Foto: Divulgação |
O premiado cineasta brasileiro Ugo Giorgetti dirige a nova produção do SescTV: a série Vestígios da Eternidade, que tem como tema fatos históricos do Brasil e o Cemitério da Consolação, em São Paulo.
De túmulo para túmulo, uma fascinante história é contada pelo professor José de Souza Martins, como fazia em suas aulas como professor de Sociologia da Universidade de São Paulo, quando os alunos eram chamados a percorrer o cemitério como se estivessem num museu a céu aberto.
A série estreia no dia 20 de agosto, terça, às 22h e também fica sob demanda na plataforma sesctv.org.br/vestigios. Além disso, haverá uma atividade complementar no Centro de Pesquisa e Formação, no Sesc 14 Bis: um bate papo entre o professor José de Souza Martins e o cineasta Ugo Giorgetti sobre a série.
Um pouco sobre cada episódio
Episódio 1: Revê o complexo processo de Independência do Brasil por personagens sepultados no Cemitério da Consolação.
Estreia Dia 20/Ago, às 22h
Episódio 2: A importância das mulheres nos séculos XIX e XX, evocando Marquesa de Santos, Dona Veridiana de Silva Prado e outras que revolucionaram os costumes da época.
Dia 27/Ago, às 22h
Episódio 3: A visão do professor José de Souza Martins sobre o fim da escravidão no Brasil e a importância de personagens como Luiz Gama, Antônio da Silva Prado e outros.
Dia 03/Set, às 22h
Episódio 4: A Primeira República e a elite intelectual brasileira, formada por nomes como Eduardo Prado, Caio Prado Júnior, Florestan Fernandes e outros.
Dia 10/Set, às 22h
Episódio 5: Os cenários do início do Século XX e os ideais e sonhos de industriais como as famílias Jafet, Matarazzo, Crespi, Simonsen e outras.
Dia 17/Set, às 22h
ATIVIDADE NO CPF – CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO
A arte tumular como documento do imaginário da morte: Bate papo entre o professor José de Souza Martins e o cineasta Ugo Giorgetti sobre a série Vestígios da Eternidade, produzida pelo SescTV. Construção audiovisual, a burguesia paulista dos séculos XIX e XX, o Cemitério da Consolação, a arte tumular e personagens históricos são pauta do evento.
Dia 16/Ago, às 19h30
Tags
Programação