Minissérie inédita do History 2 aborda a evolução do dinheiro ao longo do tempo

Foto: Divulgação

O dinheiro é uma criação fascinante e desde a antiguidade está presente na vida dos homens. Qualquer objeto pode se transformar em dinheiro, por meio de barras de ouro, notas e moedas... até cigarros. Mas os governos e os bancos têm o poder de defini-lo e as criptomoedas são a sua mais recente evolução. Qual será o futuro do dinheiro? Esse é o mote da nova minissérie em quatro episódios Money ID – A Identidade do dinheiro que o History 2 exibe a partir desta segunda, 12 de agosto.

O dinheiro torna todos os tipos de trocas mais fáceis e rápidas. Um denominador comum que permite negociar duas coisas diferentes. Mas também é muito mais do que isso. Uma invenção que sempre teve muitas formas, como notas, ouro, conchas, cigarros em prisões, sal... Uma invenção quase universal, que é basicamente uma história. Ou muitas histórias. E especialistas, como o ganhador do prêmio Nobel da Paz em 2006 Muhammad Yunus (recém-nomeado chefe do governo interino de Bangladesh, após a queda da premiê Sheikh Hasina) e do autor best-seller do livro Sapiens Yuval Noah Harari, entre outros, analisam o fenômeno.

Qualquer coisa pode ser dinheiro, desde que se acredite nisso. Controlar essas histórias, definir o que é dinheiro e quem pode emiti-lo, é uma enorme fonte de poder que reis e estados aprenderam ao longo do tempo. E cuidar do dinheiro também se tornou um negócio altamente lucrativo e influente, do qual os bancos são sua melhor representação.

O crédito move o mundo. O dinheiro se desmaterializou até se tornar quase totalmente virtual. Hoje, as criptomoedas proliferam em uma cacofonia descentralizada. O dinheiro está em eterna transformação. Qual é o futuro do dinheiro? Qual é o futuro do nosso relacionamento com ele? Essas são apenas algumas das respostas que a minissérie Money ID – A Identidade do Dinheiro busca responder.

O History exibe episódios inéditos às segundas-feiras, às 22h, a partir de 12/8.

No de estreia, Polissemia e Pluralismo, para algo que parece tão intuitivo, o dinheiro é difícil de definir. Um meio de pagamento, uma forma de facilitar trocas, uma história, um sistema simbólico… Ele já teve muitas formas (conchas, sal, moedas de ouro e prata, cédulas, cigarros em prisões, digital…) e está em constante transformação, então o que é dinheiro?

19/8 – Dinheiro e Poder

Definir o que é dinheiro e quem pode emiti-lo foi e é uma enorme fonte de poder, que talvez tenha atingido seu ápice com o Estado-nação e sua centralização. Mas com a expansão do comércio e do capitalismo, a moeda fiduciária (não lastreada), os bancos e serviços bancários, chega a uma era de descentralização do dinheiro.

26/8 – Dinheiro e Negócio

As inúmeras crises geraram ondas de regulação no século XX: a criação dos bancos centrais, a lei Glass-Steagall, os Acordos de Bretton Woods… Mas nem assim as crises pararam. A falta de respostas dos economistas keynesianos levou à ascensão do liberalismo e neoliberalismo de Thatcher e Reagan. Os Estados não mais podiam controlar tudo.

2/9 – Cartões, Bitcoin e outras criptos, moedas digitais

O dinheiro se desmaterializou até se tornar quase todo virtual e seu futuro parece mais próximo do Vale do Silício do que de Wall Street. Mas isso também traz desafios de acesso a populações vulneráveis, questões de privacidade e de sustentabilidade do planeta.

Classificação Indicativa: 14 anos

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato