Irandhir Santos recebe homenagem do Canal Brasil neste sábado

Irandhir Santos e Sônia Braga em ''Aquarius''. Foto: Divulgação

O Canal Brasil abre espaço em sua grade para homenagear o ator Irandhir Santos no sábado, dia 31 de agosto, a partir das 13h30. Na programação especial serão exibidos em sequência dez longas-metragens estrelados pelo ator: “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, “Ausência”, de Chico Teixeira e Ioneide Lima, “Olhos Azuis”, de José Joffily, “Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro”, de José Padilha, “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, “Piedade”, de Cláudio Assis, “Tatuagem”, de Hilton Lacerda, “O Animal Cordial”, de Gabriela Amaral Almeida, “Febre do Rato”, de Cláudio Assis, e “A Mesma Parte de um Homem”, de Ana Johann.

Premiado em diversos festivais e vencedor nas categorias Melhor Longa-Metragem de Ficção e Melhor Longa-Metragem Nacional (voto popular) no Prêmio Grande Otelo, “Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro”, dirigido por José Padilha, é um dos filmes que integra a maratona. Irandhir Santos interpreta Diogo Fraga, um professor de História e membro de uma organização não-governamental de direitos humanos. O ativista é chamado em uma prisão para tentar negociar o fim de uma rebelião, mas acaba se tornando refém. Depois de reviravoltas na trama, Fraga elege-se como deputado estadual. O filme será exibido às 18h.

Outro papel de Irandhir Santos foi no longa-metragem de sucesso “Aquarius”, escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho, e que será exibido às 19h55. O ator interpreta Roberval, um salva-vidas da praia de Boa Viagem, no Recife, que é amigo de Clara (Sônia Braga), uma jornalista aposentada que morou a vida inteira no edifício Aquarius. O prédio agora está sendo ameaçado por uma construtora que deseja derrubá-lo para iniciar um novo empreendimento. “Aquarius” estreou no Festival de Cannes, em 2016, no qual concorreu à Palma de Ouro. Em 2017, Irandir foi indicado à categoria de Melhor Ator Coadjuvante no Prêmio Grande Otelo em que o filme foi vencedor nas categorias de Melhor Longa-Metragem de Ficção e de Melhor Diretor (Kleber Mendonça Filho). 

Também integra a maratona o longa-metragem “O Animal Cordial”, de Gabriela Amaral Almeida, em que Irandhir Santos atua como Djair, um cozinheiro de um restaurante de classe média em São Paulo. Um dia o restaurante é assaltado, os clientes ficam como reféns e desdobramentos inesperados acontecem. O filme será exibido de sábado para domingo (1/09), à 1h45.

Maratona Irandhir Santos
Sábado, dia 31/08, a partir de 13h30

Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (2009) (75')
Horário: Sábado, dia 31/08, às 13h30
Classificação: 14 anos
Direção: Karim Aïnouz e Marcelo Gomes

Sinopse: Um geólogo é enviado a uma região isolada no nordeste do Brasil para inspecionar fontes de água, mas ele começa a sentir uma sensação de abandono e solidão.

Ausência (2014) (87’)
Horário: Sábado, 31/08, às 14h40
Classificação: 12 anos
Direção: Chico Teixeira e Ioneide Lima

Sinopse: Quando seu pai abandona a família, Serginho, um garoto de 14 anos, se torna o homem da casa. Enquanto amadurece, ele trabalha, cuida de seu irmão caçula e de sua mãe, que é alcoólatra.

Olhos Azuis (2009) (16’)
Horário: Sábado, 31/08, às 16h10
Classificação: 16 anos
Direção: José Joffily

Sinopse: Antes de sua aposentadoria, um diretor de imigração detém um grupo de latino-americanos e os expõe a situações humilhantes. Cegado, ele causa a morte de um brasileiro. Após ficar na prisão, ele vai ao Brasil para purgar sua culpa.

Tropa de Elite 2: O Inimigo agora é outro (2010) (115’)
Horário: Sábado, 31/08, às 18h
Classificação: 16 anos
Direção: José Padilha

Sinopse: Nascimento (Wagner Moura), agora coronel, foi afastado do BOPE por conta de uma mal sucedida operação. Desta forma, ele vai parar na inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Contudo, ele descobre que o sistema que tanto combate é mais podre do que imagina e que o buraco é bem mais embaixo. Seus problemas só aumentam porque o filho, Rafael (Pedro Van Held), tornou-se adolescente, Rosane (Maria Ribeiro) não é mais sua esposa e seu arqui-inimigo, Fraga (Irandhir Santos), ocupa posição de destaque em sua família.

Aquarius (2016) (145’)
Horário: Sábado, 31/08, às 19h55
Classificação: 16 anos
Direção: Kleber Mendonça Filho

Sinopse: Clara (Sonia Braga) tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.

Piedade (2021) (94’)
Horário: Sábado, 31/08, às 22h20
Classificação: 18 anos
Direção: Claudio Assis

Sinopse: A rotina dos moradores da pacata cidade litorânea de Piedade é abalada pela chegada de Aurélio (Matheus Nachtergaele), um grande empresário da indústria petrolífera de São Paulo, que planeja remover todas as residências e empreendimentos da região, a fim de ter melhor acesso aos recursos naturais.

Tatuagem (2013) (110’)
Horário: Sábado, 31/08, às 23h55
Classificação: 16 anos
Direção: Hilton Lacerda

Sinopse: O longa estrelado por Jesuíta Barbosa e Irandhir Santos relata o romance entre um soldado de 18 anos e o chefe de um cabaré anarquista. 

O Animal Cordial (2017) (96’)
Horário: Domingo, 1/09, à 1h45
Classificação: 18 anos
Direção: Gabriela Amaral Almeida

Sinopse: Um restaurante de classe média em São Paulo é invadido, no fim do expediente, por dois ladrões armados. O dono do estabelecimento, o cozinheiro, uma garçonete e três clientes são rendidos. Entre a cruz e a espada, Inácio, o proprietário amistoso e cordial, terá que agir rápido para defender seu restaurante e seus clientes dos assaltantes.

Febre do Rato (2011) (110’)
Horário: Domingo, 1/09, às 3h25
Classificação: 18 anos
Direção: Cláudio Assis

Sinopse: Zizo (Irandhir Santos) é um poeta inconformado e anarquista, que banca a publicação de seu tablóide. Em seu mundo próprio, onde o sexo é algo tão corriqueiro quanto fumar maconha, ele conhece Eneida (Nanda Costa). Zizo logo sente um forte desejo por Eneida, mas, apesar de seus constantes pedidos, ela se recusa a ter relações sexuais com ele. Isto transtorna a vida do poeta, que passa a sentir falta de algo que jamais teve.

A Mesma Parte de um Homem (2022) (93’)
Horário: Domingo, 1/09, às 5h10
Classificação: 16 anos
Direção: Ana Johann

Sinopse: Renata (Clarissa Kiste) vive no interior com sua filha adolescente (Laís Cristina) e seu marido, inseridos em uma família patriarcal de origem humilde e compreendendo o medo do exterior como um sentimento comum. Ao perder o único referencial masculino, Renata e a filha se sentem inseguras como nunca. Por isso, elas se fecham em casa, trancam as portas e recusam a aproximação de outros homens. A chegada de um desconhecido (Irandhir Santos) todavia, desperta sentimentos conflituosos. Conforme as duas mulheres passam a conviver com o forasteiro, dois caminhos se mostram possíveis: seria ele um substituto para essa ausência masculina naquela família, ou seria ele, uma possibilidade para que, a até então esposa submissa se empodere, e a filha descubra seu potencial de violência e rebeldia, ressignificando o papel desse homem em uma nova dinâmica familiar? O longa aborda as tensões de gênero e familiares latentes em nossa sociedade.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato