Foto: Reprodução |
Como as eleições municipais podem impactar a nossa vida? Que temas podem influenciar a decisão do voto nas urnas? Essas e outras perguntas ganham protagonismo em reportagens e séries especiais que os telejornais locais da Globo do Rio de Janeiro e de São Paulo exibem a partir da próxima segunda-feira, dia 19.
No 'Bom Dia SP', os repórteres Hermínio Bernardes e Beatriz Backes percorreram de trem, carro, ônibus e até de balsa, 18 municípios da Grande São Paulo para conversar com moradores, mostrar curiosidades, os desafios comuns a essas cidades, além de falar sobre o que precisa ser feito em cada uma delas na série ‘Ponto a Ponto’, que será exibida durante uma semana a partir de segunda-feira, dia 19. No mesmo dia, estreia a série ‘Banco da Praça’, do ‘SP1’, na qual o repórter Filipe Gonçalves circula pelas cinco regiões da capital paulista. Ele esteve nas principais praças públicas dessas localidades conversando com os moradores sobre os problemas da cidade, o que tem de bom nessas regiões e o que o próximo prefeito ou prefeita precisa melhorar. Também na segunda-feira, dia 19, no ‘RJ1’, vai ao ar uma matéria do repórter Diego Haidar que atravessou as maiores cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro com uma urna eletrônica emprestada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), promovendo um reencontro da urna com os eleitores e ouvindo as pessoas sobre a importância do voto e sobre o que eles esperam das próximas eleições. Ainda na segunda, Edimilson Ávila começa a responder no ‘RJ1’ perguntas práticas dos telespectadores sobre as eleições municipais, feitas em vídeo ou por equipes nas ruas, no quadro ‘Edimilson, me ajuda’. De 19 a 24 de agosto, o repórter Giba Bergamim mostra na série ‘Eu Participo’, do ‘SP2’, como a participação ativa nas decisões da Câmara de Vereadores e na fiscalização do trabalho dos parlamentares é essencial para conseguir melhorias para as cidades.
Já, a partir de terça-feira, dia 20, estreia no ‘RJ2’ a série ‘Gerações’, que mostra problemas que perduram há décadas, atravessam famílias e desafiam governantes. Entre eles, falta de mobilidade, questões de habitação agravadas por mudanças climáticas, carência de vagas em creches e gargalos na rede de saúde básica. O repórter Gabriel Barreira ouviu quem entende desses assuntos para apontar caminhos. O que prefeitos e vereadores podem fazer para começar a mudar essa história?
A partir do dia 26, no ‘Bom Dia SP’, os repórteres Henrique Silva e Fernanda Elnour se aprofundam no diagnóstico das quatro maiores cidades depois da capital paulista - Guarulhos, Osasco, São Bernardo e Santo André – e mostram, em 24 reportagens os desafios para melhorar a segurança pública, saúde, emprego, educação, transporte e moradia. Os candidatos a prefeito dessas cidades também serão ouvidos para apresentar suas propostas nessas áreas.
Em setembro, o ‘Bom Dia Rio’ exibe duas séries, com cinco episódios cada. ‘Olha o Voto’ fala da representatividade nas câmaras municipais e do papel de prefeitos e vereadores. O jornal conversou com cariocas e fluminenses engajados politicamente sobre a importância da nossa participação nas escolhas dos governantes e mostra as diversas prioridades em municípios do estado. Já a série ‘Palanque’ ouviu moradores de cinco importantes municípios do estado do Rio sobre seus principais desejos e queixas. Também em setembro, outras duas séries estreiam no ‘RJ1’. Uma vez por semana o quadro "Se eu fosse Prefeito’, com Daniela Dias, vai ouvir cidadãos com alguma experiência comunitária, - como síndicos e líderes locais – dizerem o que fariam na prefeitura. Já a série ‘Parceiros do RJ’ ilumina os problemas que se estendem por gerações nas comunidades do Rio.
Em outro quadro do ‘RJ1’ chamado ‘O que elas querem’, a repórter Fernanda Graell ouve o eleitorado feminino, maioria do estado do RJ e dos principais municípios, sobre educação, saúde e emprego.
Tags
Programação