Foto: Divulgação |
O longa-metragem ''Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos'' chega no Canal Brasil na próxima segunda-feira, dia 26 de agosto, às 20h. Dirigido, escrito e produzido pela cineasta e jornalista Daniela Broitman, o documentário conta a história do cantor e compositor da música popular brasileira por meio de entrevistas com outros nomes do gênero como Caetano Veloso e Gilberto Gil, e de uma conversa inédita com Dorival sobre suas confidências, memórias e inspirações. O filme tem coprodução do Canal Brasil e Spcine.
O roteiro do filme tem como ponto de partida uma entrevista inédita realizada com Dorival Caymmi, aos seus 84 anos, que aborda desde histórias de amor a suas raízes no candomblé. Também participam do documentário os filhos do cantor Dori, Nana e Danilo Caymmi, o neto Gabriel Caymmi, sua ex-nora Ana Terra, amigos de profissão e de vida, como Caetano Veloso e Gilberto Gil, o produtor e amigo Guto Burgos e a ex-cozinheira Cristiane de Oliveira.
O documentário recebeu os prêmios de Melhor Filme do Júri Popular e Prêmio Especial do Júri no In-Edit Festival Internacional do Documentário Musical, na edição do Brasil, em 2019, e o Crystal Lens Award no Inffinito Brazilian Film Festival, nos Estados Unidos, em 2021.
Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos (2023) (92')
Horário: Segunda, dia 26/08, às 20h
Classificação: Livre
Direção: Daniela Broitman
Sinopse: O documentário narra a vida e obra de Dorival Caymmi, um renomado cantor e compositor brasileiro cujo impacto revolucionou a música nacional, influenciando movimentos como a Bossa Nova e a Tropicália. A narrativa combina trechos de entrevistas com figuras proeminentes da música brasileira, incluindo Caetano Veloso, e apresenta uma entrevista inédita com o próprio Dorival, conduzida em 1998, na qual ele compartilha histórias cativantes, discute seu processo criativo, revela suas paixões e decepções, e até mesmo realiza performances improvisadas de sucessos como "Quem Vem pra Beira do Mar" e "Marina".
Tags
Programação