'Cidades e Soluções' deste sábado mostra as iniciativas verdes nos Jogos Olímpicos de Paris

Fotos: Globo/Divulgação

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 foram anunciados como os mais verdes da história. O 'Cidades e Soluções - Cidade Luz, Cidade Verde', que vai ao ar na GloboNews neste sábado, dia 3, às 21h30, mostra como a capital francesa se preparou para o maior evento esportivo do planeta, com a esperança de virar um exemplo para o mundo. A correspondente Bianca Rothier e o repórter cinematográfico Felipe Byington conheceram de perto algumas dessas ações. Na Vila Olímpica, construída a partir de iniciativas de baixo impacto ambiental, eles testaram a polêmica cama de papelão.
 
Esta é a primeira edição dos Jogos em que é possível se deslocar de bicicleta entre todos os locais de competição. A capital francesa prometeu reduzir pela metade as emissões de carbono em comparação a edição anterior dos Jogos Olímpicos. Bianca conversa com a diretora de Excelência Ambiental dos Jogos de 2024, Georgina Grenon, que explica sobre essas iniciativas e a decisão de tornar as instalações mais sustentáveis. Todas elas abastecidas por energia renovável. O Centro Aquático, única arena construída por causa dos Jogos, recebeu cadeiras recicladas e painéis fotovoltaicos no teto. A jornalista também conhece a história do estudante Raphaël de Fages de Latour, que, desde os 9 anos de idade, limpa o Rio Sena pescando entulhos com um ímã. Ele já encontrou objetos inusitados, como uma baioneta.
 
“Fazer o ‘Cidades e Soluções - Paris Verde’ foi mergulhar numa capital em transformação. Ou numa “vélorution”, como os cartazes pela cidade destacam: uma revolução que começa com v, de vélo, bicicleta em francês. Achei que conhecesse muito bem Paris. Mas descobri outra cidade. Não só porque exploramos a capital francesa muito além dos pontos turísticos, mas porque Paris realmente está numa mudança acelerada em busca de mais sustentabilidade”, ressalta a correspondente Bianca Rothier.
 
Já Fernando Gabeira colocou o pé na estrada novamente e foi até à baía de Bracuí, em Angra dos Reis, para contar a história do navio negreiro Camargo, encontrado no fundo do mar em dezembro de 2023, no especial ‘Pelas Estradas do Brasil – A história do navio Camargo’, que vai ao ar na GloboNews neste domingo, dia 4, dentro do ‘Especial de Domingo’, a partir das 18h. No meio do século XIX, quando o tráfico de escravos já estava proibido, fazendeiros do Vale do Paraíba continuavam importando africanos através de barcos leves e ligeiros produzidos nos Estados Unidos. Com cerca de 500 escravos, o navio Camargo chegava em Angra em 1852. O capitão da embarcação, Nathaniel Gordon, ao descobrir que seria receptado, decidiu afundar com o navio e fugiu. Alguns africanos escaparam com vida e foram entregues a traficantes antes de aportarem em Santa Rita do Bracuí, onde existe um importante quilombo, visitado também por Gabeira.
 
“A história da escravatura no Brasil ainda não foi toda escrita. O episódio do Camargo é um dos episódios mais fascinantes. Ele entrelaça a história do Brasil com a da África e dos Estados Unidos. Os navios americanos mais leves e velozes tiveram um grande papel no transporte dos africanos. A pesquisa sobre o Camargo foi financiada pelo Smithsonian Institute. Espera-se um filme de Hollywood sobre o caso: o capitão fugiu do litoral brasileiro vestido de mulher. Mais tarde foi condenado à morte no governo de Lincoln”, conta Gabeira.
 
Na próxima segunda-feira, dia 5, às 23h30, o ‘GloboNews Especial - Hipeconectados’ fala sobre os perigos do mundo virtual, quando consumido em excesso. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países com maior tempo de tela, atrás apenas da África do Sul. No Rio de Janeiro, o repórter Mateus Marques conversa com jovens que afirmam navegar nas redes sociais em média de cinco a seis horas por dia. 61% dos jovens dizem que não veem o tempo passar quando estão usando as redes sociais. Nos Estados Unidos, a correspondente Carolina Cimente entrevista o psicólogo e autor do livro “A Geração Ansiosa”, Jonathan Haidt, que diz que crianças que passam de três a quatro horas por dia nas redes sociais têm três vezes mais propensão a ser deprimidas e ansiosas que aquelas que passam uma hora por dia.
 
‘Cidades e Soluções - Cidade Luz, Cidade Verde’ vai ao ar na GloboNews neste sábado, dia 3, às 21h30. O programa ‘Pelas Estradas do Brasil – A história do navio Camargo’ será exibido no domingo, dia 4, dentro do ‘Especial de Domingo’, a partir das 18h. O ‘GloboNews Especial - Hiperconectados’ vai ao ar na segunda-feira, dia 5, às 23h30.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato