Cena de 'DOPS: Uma Arqueologia da Violência'. Foto: Divulgação |
Conheça os filmes em destaque na programação do Canal Brasil de 02 a 08 de setembro.
SEGUNDA-FEIRA, 2 DE SETEMBRO
Central do Brasil (1998) (108')
[Especial Festival de Veneza]
Horário: Segunda, 2/09, às 22h20
Classificação: 12 anos
Direção: Walter Salles
Sinopse: Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na Central do Brasil, estação de onde saem trens rumo à periferia do Rio de Janeiro. Uma de suas clientes é Ana (Soia Lira), que deseja escrever uma carta para o marido distante, acompanhada do filho, Josué (Vinícius de Oliveira). O menino sonha em encontrar o pai que nunca conheceu. Ao sair da estação, Ana morre em um acidente e deixa Josué abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o garoto e envolvendo-se com ele. A partir daí, os dois começam uma jornada pelo interior do país à procura do pai desaparecido.
TERÇA-FEIRA, 3 DE SETEMBRO
DOPS: Uma Arqueologia da Violência (2023) (75')
INÉDITO
Horário: Terça, dia 3/09, às 20h
Direção: Sanzio Canfora
Classificação: 16 anos
Sinopse: O filme explora as evidências materiais das modificações feitas no prédio do DOPS de BH com a finalidade de repressão política e de violação dos direitos humanos durante o regime militar e depois dele. O filme traz também a disputa narrativa que se deu entre vítimas de tortura e delegados do DOPS durante a CPI do Sistema carcerário em 1997.
QUARTA-FEIRA, 4 DE SETEMBRO
Uma Paciência Selvagem me Trouxe até Aqui (2020) (25')
[Quarta Sapatão]
Horário: Quarta, 4/09, às 22h
Direção: Érica Sarmet
Classificação: 18 anos
Sinopse: Cansada da solidão, a motoqueira Vange atravessa a ponte Rio-Niterói até uma festa lésbica, onde conhece quatro jovens que compartilham entre si o lar e os afetos.
QUINTA-FEIRA, 5 DE SETEMBRO
Amazônia Sociedade Anônima (2019) (100’)
[Dia da Amazônia]
Horário: Quinta, 5/09, às 14h
Classificação: 10 anos
Direção: Estevão Ciavatta
Sinopse: Um documentário sobre o desmatamento da floresta amazônica e suas implicações não apenas para os direitos humanos dos povos indígenas e tradicionais que vivem lá, mas também para todo o ecossistema do planeta.
SEXTA-FEIRA, 6 de SETEMBRO
Ímã de Geladeira (2022) (19’)
INÉDITO
Horário: Sexta, dia 6/09, às 23h
Direção: Carolen Meneses e Sidjonathas Araújo
Sinopse: Depois de uma série de apagões no bairro, Joyce e Gigante, um casal de costureiros, perdem a sua geladeira. Eles saem em busca de um novo eletrodoméstico.
SÁBADO, 7 DE SETEMBRO
Independência ou Morte (1972) (108’)
[Dia da Independência do Brasil]
Horário: Sábado, 7/09, às 18h
Classificação: 12 anos
Direção: Carlos Coimbra
Sinopse: O sonho da independência brasileira, sob Dom Pedro I, é expresso no grito de "Liberdade ou Morte" (O Grito de Independência ou Morte), já que os gritos eram a única maneira de reunir apoio contra a opressão colonial. Dom Pedro I (interpretado por Tarcísio Meira) lidera a ruptura do Brasil com a terra natal de seus pais, Portugal. Um clássico épico de drama histórico brasileiro.
DOMINGO, 8 DE SETEMBRO
Pérola (2021) (90’)
[Maratona Murilo Benício]
Horário: Domingo, 8/09, às 23h
Classificação: 14 anos
Direção: Murilo Benício
Sinopse: A vida da matriarca Pérola pelo olhar e memória de seu filho, Mauro. Um retrato de uma família comum, que briga, faz as pazes, comemora, chora e segue cheia de histórias.