Cena de 'Maputo'. Foto: Divulgação |
Conheça os filmes em destaque na programação do Canal Brasil de 12 a 18 de agosto.
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE AGOSTO
Maputo (2024) (15')
[Mostra competitiva de curtas-metragens brasileiros Gramado 2024]
Horário: Segunda, dia 12/08, às 19h
Direção: Lucas Birolli Abrahão
Sinopse: Numa fazenda abandonada, Tatu é levado por três crianças mais velhas a acreditar que se superar certos desafios se tornará um Maputo - alguém com habilidades sobrenaturais. Tatu permanece determinado a atingir essa transformação, mesmo quando as tarefas se tornam cada vez mais perigosas.
TERÇA-FEIRA, 13 DE AGOSTO
Pastrana (2023) (15’)
[Mostra competitiva de curtas-metragens brasileiros Gramado 2024]
Horário: Terça, dia 13/08, às 19h
Classificação: Livre
Direção: Melissa Brogni e Gabriel Motta
Sinopse: Ao reviver memórias, a skatista de downhill Melissa cria uma homenagem à sua amiga Pastrana. Conforme ela recupera o passado, a presença inerente de Pastrana a ajuda a preencher o silêncio deixado para trás e a ganhar uma compreensão mais profunda do tempo.
QUARTA-FEIRA, 14 DE AGOSTO
Velho Chico, a Alma do Povo Xokó (2021) (72’)
[Mostra competitiva de documentários brasileiros Gramado 2024]
Horário: Quarta, 14/08, às 20h20
Direção: Caco Souza
Sinopse: Conta a história de um rio e de um povo. Duas histórias que se fundem. Os Xokó é uma etnia indígena existente no estado de Sergipe e o rio São Francisco é a sua razão de existir.
QUINTA-FEIRA, 15 DE AGOSTO
Clarice Niskier - Teatro dos Pés a Cabeça (70’)
[Mostra competitiva de documentários brasileiros Gramado 2024]
Horário: Quinta, 15/08, às 20h20
Direção: Renata Paschoal
Sinopse: O documentário é uma homenagem ao Teatro a partir da trajetória de Clarice Niskier que fez de seu ofício o seu próprio estilo de vida. Como eixo central, entrevistas com os três diretores com quem Clarice desenvolveu longas parcerias: Domingos Oliveira, Eduardo Wotzik e Amir Haddad. Através de um olhar íntimo e sensível, o filme revela a paixão pelo ofício, sua experiência de vida, sua poética visão de mundo, sua busca espiritual e intelectual, dores, alegrias, perdas e ganhos. Clarice faz da caixa preta o símbolo mais que perfeito do seu próprio Universo: o Teatro.
SEXTA-FEIRA, 16 DE AGOSTO
Poemaria (2024) (75')
[Mostra competitiva de documentários brasileiros Gramado 2024]
Horário: Sexta, dia 16/08, às 20h20
Direção: Davi Kinski
Sinopse: Inspirado pelos filmes de Eduardo Coutinho, o diretor estreante Davi Kinski propõe o documentário Poemaria, montado a partir de conversas com 24 personalidades, entre elas: Adélia Prado, Marcelino Freire, Gero Camilo, Nany People, Marília Gabriela, Alexandre Borges, Paula Cohen, Jean Willis, Inácio Loyola Brandão, Leona Cavalli. O assunto: poesia.
SÁBADO, 17 DE AGOSTO
De Volta ao Maracanã (2021) (90’)
Horário: Sábado, dia 17/08, às 11h45
Direção: Jorge Gurvich
Sinopse: Um avô, um pai e um filho partem de Israel para o Brasil para assistir aos jogos do Mundial. A viagem, apesar de vibrante e cheia de energia, é também turbulenta. Durante a jornada, surgem obstáculos que ameaçam destruir os sonhos da família. Aos poucos, eles vão descobrindo a complexidade das relações entre pai e filho, o carinho necessário para cultivá-las e a facilidade assustadora de destruí-las.
DOMINGO, 18 DE AGOSTO
O Que é Isso, Companheiro? (1996) (110’)
[Maratona Lucy e Luiz Carlos Barreto]
Horário: Domingo, 18/08, às 18h
Classificação: 16 anos
Direção: Bruno Barreto
Sinopse: O jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e seu amigo César (Selton Mello) abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 60. Os dois se alistam num grupo guerrilheiro de esquerda e, em uma das ações, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.