Canal Brasil exibe curtas e longas documentais brasileiros que participam do 52º Festival de Cinema de Gramado

Cena do documentário ''Velho Chico, a Alma do Povo Xokó'', de Caco Souza. Foto: Divulgação  

O Festival de Cinema de Gramado acontece também nas telas do Canal Brasil! A partir da próxima segunda, dia 12 de agosto, serão exibidas as mostras competitivas de curtas-metragens e longas-metragens documentais brasileiros da 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado. De 12 a 15 de agosto, o público confere os doze curtas que concorrem ao Kikito, sempre a partir das 19h. Na sequência, os cinco longas documentais em competição serão exibidos sempre às 20h20, com um filme por noite, de 12 a 16 de agosto.

''O Canal Brasil é parceiro do Festival de Gramado desde o início de sua história, há 26 anos. E, agora, abrimos mais uma vez espaço em nossa programação para exibir as mostras competitivas de curtas-metragens e documentários. Assim como aconteceu em 2020, temos certeza que a programação vai alcançar um público ainda maior, em todo o país'', afirma André Saddy, diretor geral do Canal Brasil.

Os curtas brasileiros que competem no festival são: “Maputo”, de Lucas Birolli Abrahão, “Ponto e Vírgula”, de Thiago Kistenmacker, “Castanho”, de Adanilo, “Pastrana”, de Melissa Brogni e Gabriel Motta, “A Casa Amarela”, de Adriel Nizer, “Via Sacra”, de João Campos, “Movimentos Migratórios”, de  Rogério Cathalá, “Navio”, de Alice Carvalho, Larinha R. Dantas e Vitória Real, “Fenda”,  de Lis Paim, “Ressaca”, de Pedro Estrada, “A Menina e o Pote”, de Valentina Homem, e “Ana Cecília”, de Julia Regis.

Os indicados da mostra competitiva de longas-metragens documentais também poderão ser conferidos. São eles: “Toquinho Maravilhoso”, de Alejandro Berger Parrado, “Mestras”, de Roberta Carvalho, “Velho Chico, a Alma do Povo Xokó”, de Caco Souza, “Clarice Niskier - Teatro dos Pés a Cabeça”, de “Renata Paschoal”, e “Poemaria”, de Davi Kinski.

De 12 a 16 de agosto, o Canal Brasil também exibirá, às 20h, edições especiais do Cinejornal com os bastidores e as principais notícias sobre o evento na Serra Gaúcha. E no dia 17, às 20h50, acontece a transmissão ao vivo da cerimônia de encerramento direto do Palácio dos Festivais. Os telespectadores podem acompanhar a transmissão pela TV nas operadoras e pelo Globoplay+Canais Ao Vivo.

MOSTRAS COMPETITIVAS DE CURTAS-METRAGENS E LONGAS-METRAGENS DOCUMENTAIS BRASILEIROS - FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO NO CANAL BRASIL

Mostra competitiva de curtas-metragens brasileiros:
De 12/08 a 15/08, às 19h

Mostra competitiva de longas-metragens documentais brasileiros:

De 12/08 a 16/08, às 20h20

Dia 12/08, a partir das 19h
Maputo (2024) (15')
Horário: Segunda, 12/08, às 19h
Direção: Lucas Birolli Abrahão

Sinopse: Numa fazenda abandonada, Tatu é levado por três crianças mais velhas a acreditar que se superar certos desafios se tornará um Maputo - alguém com habilidades sobrenaturais. Tatu permanece determinado a atingir essa transformação, mesmo quando as tarefas se tornam cada vez mais perigosas.

Ponto e Vírgula (2023) (18') 
Horário: Segunda, 12/08, às 19h20
Direção: Thiago Kistenmacker

Sinopse: O recifense João chega ao Rio e adentra o mundo do carioca Vitor, após 30 anos  sem vê-lo. Aos 70, os amantes assimilam passado, presente e possível futuro após a esposa de Vitor falecer e tanto de suas vidas parecer ter chegado a um fim.

Castanho (2023) (20')
Horário: Segunda, 12/08, às 19h40
Direção: Adanilo

Sinopse: Morando no interior do Amazonas, a argentina María se divide entre duas vidas: na comunidade, onde convive com Dona Belém e seu filho, e nas viagens suspeitas que realiza.

20h00 – Cinejornal Especial Gramado

20h20 – Toquinho Maravilhoso (73')
Horário: Segunda, 12/08, às 2020
Direção: Alejandro Berger Parrado

Sinopse: O documentário narra a vida de Toquinho, um dos maiores artistas brasileiro, um músico que transcende as barreiras do tempo e da língua com a sua sensibilidade. Uma história que molda a música popular brasileira.

Dia 13/08, a partir das 19h:

Pastrana (2023) (15') 
Horário: Terça, 13/08, às 19h
Classificação: Livre
Direção: Melissa Brogni e Gabriel Motta

Sinopse:  Ao reviver memórias, imagens e conversas vividas, a skatista de downhill Melissa busca construir uma homenagem para seu amigo Pastrana. Conforme resgata o passado, com a ajuda de seus amigos e familiares, a presença inerente de Pastrana a ajuda a preencher o silêncio e a melhor compreender o tempo.

A Casa Amarela (2024) (15') 
Horário: Terça, 13/08, às 19h20
Classificação: Livre
Direção: Adriel Nizer

Sinopse: Um entregador de aplicativo decide ajudar uma senhora com Alzheimer a encontrar o caminho de casa.

Via Sacra (2024) (20’)
Horário: Terça, 13/08, às 19h40
Direção: João Campos

Sinopse: Gleide tenta se concentrar em seu local de trabalho. Na TV, imagens da racista violência policial. No telefone, uma chamada inesperada que vai colocá-la em uma verdadeira Via Sacra pela vida.

20h – Cinejornal Especial Gramado

Mestras (52')
Horário: Terça, 13/08, às 20h20
Direção: Roberta Carvalho

Sinopse: Um mergulho poético na riqueza cultural e na força de mulheres que têm papel fundamental na manutenção das tradições musicais da Amazônia. Uma viagem pelas vertentes sonoras da região, desde o samba de cacete ao carimbó, através de Mestras como Iolanda do Pilão, Miloca, Bigica e Onete.

Dia 14/08, a partir das 19h:

Movimentos Migratórios (2022) (15') 
Horário: Quarta, 14/08, às 19h
Direção: Rogério Cathalá

Sinopse: Pedro é um imigrante que se esforça para se adaptar ao novo país. Quando uma andorinha cai em sua casa, ele se divide entre a rotina de busca por emprego e a tentativa de salvar a ave, enfrentando obstáculos que refletem a sua própria condição.

Navio (12')
Horário: Quarta, 14/08, às 19h20
Direção: Alice Carvalho, Larinha R. Dantas e Vitória Real

Sinopse: A catadora Dandara vaga invisível pela cidade. O encontro com Exu Mirim a leva para o fundo da memória.

Fenda (2024) (21')
Horário: Quarta, 14/08, às 19h40
Direção: Lis Paim

Sinopse: Marta é uma cientista botânica que vive apartada de suas raízes, quando aceita receber a visita de Diná, uma velha senhora doce e enxerida que tenta desesperadamente penetrar na sua intimidade.

20h – Cinejornal Especial Gramado

20h20 – Velho Chico a Alma do Povo Xokó (72')
Horário: Quarta, 14/08, às 20h20
Direção: Caco Souza

Sinopse: O filme conta a história de um rio e de um povo. Duas histórias que se fundem. Os Xokó é uma etnia indígena existente no estado de Sergipe e o rio São Francisco é a sua razão de existir.

Dia 15/08, a partir das 19h:

Ressaca (2024) (15') 
Horário: Quinta, 15/08, às 19h
Direção: Pedro Estrada

Sinopse: Teatro e vida se confundem em uma toalete matinal, quando uma atriz que interpreta Teuda Bara tenta decorar o seu texto.

A Menina e o Pote (2024) (13') 
Horário: Quinta, 15/08, às 19h20
Direção: Valentina Homem

Sinopse: Em um mundo distópico, a Menina quebra seu Pote de cerâmica, que  guarda um segredo em seu interior, abrindo portais para um universo paralelo. A Menina adentra em um tempo de transformação onde a criação de um novo mundo é finalmente possível.

Ana Cecília (21')
Horário:  Quinta, 15/08, às 19h40
Direção: Julia Regis

Sinopse: A pequena cidade onde Ana Cecília vive não comporta seus sonhos. Entre rusgas com a irmã mais velha e a descoberta do primeiro amor, ela se depara com os desafios de entender quem é, dentro e fora da sua família.

20h – Cinejornal Especial Gramado

Clarice Niskier - Teatro dos Pés a Cabeça (70')
Horário: Quinta, 15/08, às 20h20
Direção: Renata Paschoal

Sinopse: O documentário é uma homenagem ao Teatro a partir da trajetória de Clarice Niskier que fez de seu ofício o seu próprio estilo de vida. Através de um olhar íntimo e sensível, o filme revela a paixão pelo ofício, sua experiência de vida, sua poética visão de mundo, sua busca espiritual e intelectual, dores, alegrias, perdas e ganhos.

Dia 16/08

20h - Cinejornal Especial Gramado

Poemaria (2024) (74')
Horário: Sexta, 16/08, às 20h20
Direção: Davi Kinski

Sinopse: Inspirado pelos filmes de Eduardo Coutinho, o diretor estreante Davi Kinski propõe o documentário Poemaria, montado a partir de conversas com 24 personalidades, entre elas: Adélia Prado, Marcelino Freire, Gero Camilo, Nany People, Marília Gabriela, Alexandre Borges, Paula Cohen, Jean Wyllys, Inácio Loyola Brandão, Leona Cavalli. O assunto: poesia.

Transmissão ao vivo da cerimônia de encerramento do Festival de Cinema de Gramado:
Sábado, dia 17/08, a partir das 20h50. Na TV nas operadoras e também no Globoplay+Canais Ao Vivo

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato