Cena de ''Chabadabadá'' com Hermila Guedes. Foto: Divulgação |
Nesta terça-feira, dia 27 de agosto, às 20h30, o Canal Brasil apresenta uma entrevista inédita da atriz pernambucana Hermila Guedes no Cinejornal para a repórter Maria Clara Senra. Na sequência, o canal exibe uma maratona com filmes e uma série em sua homenagem: o curta-metragem “Dinho”, de Leo Tabosa, os longas-metragens “Era uma Vez Eu, Verônica”, de Marcelo Gomes, e “O Céu de Suely”, de Karim Aïnouz, e a série “O Fim do Mundo”, de Hilton Lacerda e Lírio Ferreira.
Com 25 anos de carreira, Hermila Guedes conta sobre as oportunidades e caminhos que ela percorreu no cinema e reflete sobre a passagem do tempo no audiovisual. “Acho que as plataformas de streaming vieram para nos dar mais oportunidades de trabalho. O cinema também vem com uma referência nesse novo audiovisual e tem mudado muito, principalmente com a entrada de novas gerações de cineastas e a própria forma de fazê-lo. O cinema também tem tomado muitos espaços peculiares. Na televisão, por exemplo, estamos vendo produções com um ar cinematográfico, em novelas e séries. Acredito que o cinema tem contribuído para ver outras formas de audiovisual brasileiro”.
No dia 27 de setembro, a série “Chabadabadá” estreia no Canal Brasil, às 21h, e Hermila Guedes contracena ao lado de Matheus Nachtergaele. Sua personagem se chama Joana, uma médica veterinária que começa a se relacionar com o jornalista e cronista Quincas (Nachtergaele). Ele não consegue permitir suas emoções e histórias em paralelo o fazem rever seu comportamento e atitudes. A produção é inspirada em crônicas do jornalista cearense Xico Sá e foi repaginada pelas diretoras Tuca Siqueira e Júlia Moraes, como forma de abordar as complexidades dos relacionamentos atuais e questões femininas.
''‘Chabadabadá’ vem com um protagonismo masculino, mas é dirigido por duas diretoras mulheres, sob o olhar feminino das relações entre homem e mulher. Foi muito bom encontrar o Matheus Nachtergaele depois de tanto tempo. Ele é um ator muito generoso e me ajudou muito nesse processo. Estamos falando de um gênero que mistura romance e comédia'', explica Hermila.
A atriz também está com novos trabalhos em produção, como as filmagens da segunda temporada da série “Cangaço Novo”, de Mariana Bardan e Eduardo Melo, e o lançamento de “Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente”, seriado de Marcelo Gomes, que vai abordar a epidemia de AIDS no Brasil nos anos 1980. Hermila também estará nos longas “Precisamos falar sobre nossos filhos”, de Rebeca Diniz e Pedro Waddington, “Homem com H”, de Esmir Filho (em que vai atuar como a mãe de Ney Matogrosso), e “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho.
Maratona Hermila Guedes
Horário: Terça, 27/08, a partir de 20h30
20h30 – Cinejornal Especial com Maria Clara Senra
Dinho (2023) (29’)
Horário: Terça, 27/08, às 21h
Classificação: Livre
Direção: Leo Tabosa
Sinopse: A vida de Dinho é marcada por abandonos. Agora, sua mãe biológica retorna prometendo ficar, enquanto seu melhor amigo está para partir.
Era uma Vez Eu, Verônica (2012) (109’)
Horário: Terça, 27/08, às 21h20
Classificação: 16 anos
Direção: Marcelo Gomes
Sinopse: Recém-formada em medicina, Verônica atravessa um momento crucial em sua vida e questiona sua escolha profissional, seus laços afetivos e sua capacidade de lidar com a vida nova.
O Céu de Suely (2006) (88’)
Horário: Terça, 27/08, às 22h50
Classificação: 16 anos
Direção: Karim Aïnouz
Sinopse: Hermila (Hermila Guedes) é uma jovem de 21 anos que está de volta à sua cidade-natal, a pequena Iguatu, localizada no interior do Ceará. Ela volta juntamente com seu filho, Mateuzinho, e aguarda para daqui a algumas semanas a chegada de Mateus, pai da criança, que ficou em São Paulo para acertar assuntos pendentes. Porém o tempo passa e Mateus simplesmente desaparece. Querendo deixar o lugar de qualquer forma, Hermila tem uma ideia inusitada: rifar seu próprio corpo para conseguir dinheiro suficiente para comprar passagens de ônibus para longe e iniciar uma nova vida.
O Fim do Mundo (5 X 41’) (2016)
Horário: Quarta, 28/08, à 0h15
Classificação: 16 anos
Direção: Hilton Lacerda e Lírio Ferreira
Sinopse: Após uma série de infortúnios na cidade grande, mãe e filho precisam recomeçar a vida no interior, onde as leis obedecem a questionáveis verdades. Ficção estrelada por Hermila Guedes e Jesuíta Barbosa.
Tags
Programação