Ao brincar com o tempo, filme inédito no Canal Curta! sobre Geraldo Sarno faz a união entre a criança e o homem

Cena do filme 'Coronel Delmiro Gouveia' (1978), dirigido por Geraldo Sarno (Crédito: divulgação/Curta!)  

Como o cinema ocorre? À provocação de Geraldo Sarno se unem memórias, métodos e propósitos contados em ''Dois Sertões'', filme inédito que homenageia o cineasta baiano, morto pela COVID em 2022, e que estreia com exclusividade no Curta!. O projeto acompanha o roteirista e diretor durante as filmagens da série “Sertão de Dentro” (2017) e do longa “Sertânia” (2018) e explora suas obras para repassar sua vida.

Nascido em Poções, um pequeno município no sudoeste da Bahia, em 1938, Geraldo Sarno deixa a cidade ainda pequeno, passo que se torna indissociável de sua carreira. Para se reinventar numa vida que chama de recuperação, o cinema passa a ser sua busca pela sua casa e suas raízes.
 
''Qual é a memória do menino? Não tenho, tenho a visão do menino de um determinado momento'', comenta Geraldo.
 
Então, nas árvores, nas festas, no povo e nos costumes locais, Sarno reencontra a sua infância, fazendo a conexão entre o menino e o velho. Com essas cenas do sertão baiano, os diretores Fabiana Leite e Caio Resende, que também assinam o roteiro, lançam mão de recursos para reconstruir e apresentar os pensamentos e sonhos do menino e do velho Geraldo.
 

Ao explorar a paisagem que serve de locação para as produções de Geraldo e unindo no mesmo plano o diretor e um pequeno ator, os dois com seus chapéus, os dois com olhares que representam a doçura da infância e a admiração da velhice, Fabiana e Caio fazem o ‘itinerário de ida e retorno’, como conta Geraldo.
 
Ainda que classifique o cinema como algo simples, a montagem e a execução de ideias que precisam deixar a cabeça, Geraldo encontra na filosofia pensamentos complexos que o instigam a lidar com o tempo. Assinar nos livros a data de leitura é um passo para entender como Hegel, Nietzsche e Bergson podem ajudar a contar suas histórias.

“Se você se lança no imprevisto e com imprevisto, você não está se lançando num caos absoluto. Você tem um fantasma atrás que está de alguma maneira te orientando, uma consciência, um sentimento, um esboço me capacitando a operar o cinema no improviso”, explica.
 
“Dois Sertões” é um documentário da Ato 3 Produções viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O filme também pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial (CurtaOn.com.br) um dia depois da estreia no canal. A exibição é no dia temático Quartas de Cena e Cinema, 14 de agosto, às 21h30.

Último episódio de 'Histórias da Gente Brasileira' mostra envolvimento do Brasil na Segunda Guerra Mundial (Crédito: divulgação/Curta!)
 
'A cobra vai fumar': último episódio inédito de 'Histórias da Gente Brasileira' relembra posicionamentos do Brasil na Segunda Guerra Mundial

O início da Segunda Guerra Mundial, em setembro de 1939, trouxe muitas incertezas sobre as consequências do conflito para os brasileiros. Sob o governo de Getúlio Vargas (1882-1954), líder populista que simpatizava com ideias defendidas pelas nações do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), o Brasil inicialmente se abstém de participar do combate e, somente em 1942, se junta aos Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos). “A Cobra Vai Fumar!”, último episódio de “Histórias da Gente Brasileira” — série inédita e exclusiva que vem sendo exibida no Curta! e também disponível no CurtaOn - Clube de Documentários —, relembra os caminhos percorridos pelo governo brasileiro durante a guerra.

Apresentada pela historiadora Mary Del Priore e dirigida por Beca Furtado, a série traz especialistas a cada episódio. Neste, os convidados são João Barone e Eduardo Schnoor. Eles explicam que havia muitas dúvidas se o Brasil entraria no conflito e que a população achava mais fácil ‘uma cobra fumar’ do que o país enviar tropas para a guerra. Contradizendo a opinião pública, foram enviados soldados para a Europa. “O Brasil sofreu muita pressão quando navios nazistas vieram para águas brasileiras derrubar navios que levavam mercadorias para os Estados Unidos, que já estavam em guerra”, explica João Barone, músico brasileiro que cresceu ouvindo as histórias do seu pai, um dos soldados no conflito.

Em 1944, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) enviou 25 mil soldados para o norte da Itália para lutar ao lado do exército norte-americano, que temia pela inexperiência dos brasileiros. Durante os meses seguintes, o grupo passou por treinamento e recebeu equipamentos dos Aliados. Além das dificuldades enfrentadas com a guerra, a tropa sofreu com o inverno rigoroso da região, um dos piores dos últimos 50 anos. “A maioria dos combatentes não tinha nem 20 anos de idade. Não chega aos 25 a idade de um oficial da Marinha ou Aeronáutica. Então, você tem uma geração inteira que se perde”, afirma o pesquisador e historiador Eduardo Schnoor. “Muitos voltaram mutilados, cegos, com problemas psiquiátricos”, completa Barone.

“Histórias da Gente Brasileira” é uma produção da Giros viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A série também pode ser assistida no CurtaOn – Clube de Documentários, streaming disponível no Prime Video Channels — da Amazon —, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma. A estreia do episódio no Curta! é no dia temático Sextas de História e Sociedade, 16 de agosto, às 23h30.

Segundas da Música – 12/08

19h30 – ''Grandes Mitos: Vikings'' (Série) - Episódio: ''Sigurd e a Valquíria Caída'' - INÉDITO E EXCLUSIVO


O príncipe Sigurd mata o dragão que cuida de um fabuloso tesouro. Gunnar está apaixonado por Brynhild, mulher presa no topo de uma colina cercada por uma parede de chamas — só quem atravessar o fogo poderá se casar com ela. Sigurd, invencível graças ao sangue do dragão, assume a aparência do amigo e caminha pelas chamas. Brynhild se casa com Gunnar, acreditando que foi ele quem a libertou. Direção: Camille Dalbéra Duração: 26 min Classificação: 14 anos Horários alternativos: 13 de agosto, terça-feira, às 5h30 e às 13h30; 14 de agosto, quarta-feira, às 7h30; 17 de agosto, sábado, às 11h30 e 18 de agosto, domingo, às 2h e às 17h15.

22h – ''Candeia'' (Documentário)


A vida e a obra de Antônio Candeia Filho, músico profundamente ligado à defesa da cultura afro-brasileira. Compositor da Portela, evocou em suas criações as sonoridades dos batuques dos terreiros e das cantigas de capoeira. Em 1975, criou a GRANES Quilombo para preservar as tradições negras das escolas de samba, que naquele momento se tornavam cada vez mais mercadológicas. Direção: Luiz Antonio Pilar Duração: 97 min Classificação: Livre Horários alternativos: 13 de agosto, terça-feira, às 2h e às 16h; 14 de agosto, quarta-feira às 10h; 17 de agosto, sábado, às 22h, 18 de agosto, domingo, às 14h20 e 19 de agosto, segunda-feira às 1h15.

Terças das Artes – 13/08

20h30 – ''Brasil Visual - 2ª Temporada'' (Série) - Episódio: ''Povo com Coragem'' – INÉDITO E EXCLUSIVO


Na luta por moradia e nos movimentos de resistência, constata-se a potência criativa do povo que transforma nossa realidade social e cultural em força estética. Surgem, assim, expressões artísticas que não se afastam das batalhas de seu tempo. Direção: Rosa Melo Duração: 26 min Classificação: 14 anos Horários alternativos: 14 de agosto, quarta-feira, às 0h30 e às 14h30; 15 de agosto, quinta-feira, às 8h30; 17 de agosto, sábado, às 19h; 18 de agosto, domingo, às 10h30.

Quartas de Cena e Cinema – 14/08

21h30 – ''Dois Sertões'' (Documentário) - INÉDITO E EXCLUSIVO NO CANAL


A obra e a vida do importante cineasta brasileiro e baiano Geraldo Sarno são intimamente reveladas durante as filmagens da série "Sertão de Dentro" e do longa-metragem "Sertânia". Direção: Caio Resende e Fabiana Leite Duração: 80 min Classificação: Livre Horários alternativos: 15 de agosto, quinta-feira, às 1h30 e às 15h30; 16 de agosto, sexta-feira, às 9h30; 17 de agosto, sábado, às 16h30 e 18 de agosto, domingo, às 22h30.

23h – ''Coreografia, O Desenho da Dança no Brasil'' (Série) - Episódio: ''Mariana Muniz'' - INÉDITO NO CANAL


Coreógrafa da palavra ou atriz do desenho gestual? A poesia dançada na voz e no corpo de Mariana Muniz transita da melancolia à alegria no momento em que ela abre, ao público do documentário, os bastidores da criação de sua obra “Fados e outros afins”, uma onírica travessia entre a Lisboa de Fernando Pessoa e o Recife de João Cabral de Mello Neto. Direção: Eduardo Ataliba Benaim Classificação: Livre Horários alternativos: 15 de agosto, quinta-feira, às 3h e às 17h; 16 de agosto, sexta-feira, às 11h e 17 de agosto, sábado, às 9h

Quintas do Pensamento – 15/08

21h30 – ''As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana'' (Documentário)


Com colagens, material de arquivo e depoimentos, este é um retrato íntimo e apaixonado que analisa a influência exercida na arte brasileira pela "Nuvem Cigana", coletivo de poetas cariocas que faziam parte do movimento conhecido como poesia marginal nos anos 1970 e 1980. Direção: Paola Vieira e Claudio Lobato Duração: 80 min Classificação: 16 anos Horários alternativos: 16 de agosto, sexta-feira, às 1h30 e às 15h30; 18 de agosto, domingo, às 12h50 e 19 de agosto, segunda -feira, às 9h30.

Sextas de História e Sociedade – 16/08

23h30 – ''Histórias da Gente Brasileira'' (Série) – Episódio: ''República – A cobra vai fumar!'' - INÉDITO E EXCLUSIVO


Como a Segunda Guerra Mundial impactou o cotidiano e os hábitos do povo brasileiro? Enquanto o conflito acontecia na Europa, por aqui imigrantes alemães, japoneses, italianos e seus descendentes passaram a sofrer grande repressão do governo, da população “nacional” e da própria mídia. Direção: Beca Furtado Duração: 26 min Classificação: 10 anos Horários alternativos: 17 de agosto, sábado, às 03h30 e às 11h; 18 de agosto, domingo, às 18h; 19 de agosto, segunda-feira, às 17h30; 20 de agosto, terça-feira, às 11h30

Sábado 17/08

20h30 - ''Grandes Cenas'' (Série) - 2ª Temporada - Episódio: ''Que Horas Ela Volta?''


A diretora Anna Muylaert expõe seu processo de criação do filme “Que Horas Ela Volta?” (2015) e ressalta a importância da inesquecível cena da piscina, que marca a grande transformação da personagem Val, interpretada por Regina Casé. Direção: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno. Duração: 20 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 01 de setembro, quinta-feira, às 3h30 e 17h30; 02 de setembro, sexta-feira, às 11h30; 03 de setembro, sábado, às 20h30; 04 de setembro, domingo, às 10h30.

Domingo 18/08

21h30 - ''The Beatles: Por Trás das Letras'' (Documentário)


As canções dos Beatles nunca foram tão densas quanto as de Bob Dylan ou tão atrevidas quanto as dos Rolling Stones. No entanto, sempre se acreditou que suas canções eram carregadas de significado e sentimento. Nas dezenas de obras-primas musicais criadas pelo quarteto, um tema sempre presente em todos os álbuns e na maioria dos singles é o amor. Direção: Lucy Ciara McCutcheon. Duração: 58 min. Classificação: Livre.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato