Adoção de adolescentes no Brasil é o tema do 'Profissão Repórter' desta terça (06)

Foto: Globo/Divulgação

A adoção de crianças mais velhas e adolescentes aumentou quase 10% em um ano no Brasil. O 'Profissão Repórter' desta terça-feira, dia 6, conta histórias de famílias que ainda esperam ou já cresceram com a chegada destes filhos. O repórter Guilherme Belarmino e o repórter cinematográfico Alex Gomes acompanham um grupo de apoio à adoção em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. O encontro mensal reúne pessoas que querem adotar e é um espaço de acolhimento e de troca de vivências. No local, a equipe conhece Maria Cícera e Janaína. Juntas há 10 anos, elas estão à espera da adoção de um adolescente. Elas abrem a casa à equipe do ‘Profissão Repórter’, mostram o quarto que prepararam para receber o menino de 12 anos e falam sobre como têm tentado segurar a ansiedade nesse momento tão especial.
 
Com imagens de Bruno Trentin, a reportagem também mostra a história de Bruno e Clayton, pais de Matheus, de 16 anos. O jovem foi adotado aos 13 anos e agora comemora seus novos documentos, RG e certidão de nascimento, com os nomes dos pais. Eles contam como foi o processo de adaptação da nova família e a luta por direitos básicos para Matheus, que tem deficiência intelectual. Um dos gestos de amor do casal foi começar a estudar pedagogia para ajudar a ensinar o filho e acelerar seu desenvolvimento.
 
Já o repórter Caco Barcellos reencontra Abraão Santana, um jovem que cresceu num abrigo em São Paulo junto com outros irmãos. Em 2017, ele completou 18 anos e foi morar na casa da mãe. Hoje, Abraão vive com a namorada e trabalha como ajudante de caminhoneiro. Enquanto faz entregas pela cidade, ele sonha com o futuro. "Eu pretendo me formar em Direito, ter uma fazendinha e curtir o mato", diz. Caco também mostra a rotina de um pai solo que já criava um filho quando adotou cinco meninos. Francisco Borges conheceu três dos filhos adotivos numa campanha da Justiça do Espírito Santo criada para incentivar a adoção de crianças mais velhas e adolescentes. "A adoção é uma forma legítima de ser família, mas, principalmente, um ato social também de mudança e transformação", acredita Francisco.
 
O ‘Profissão Repórter’ desta terça-feira, dia 6, vai ao ar logo após a ‘Central Olímpica’.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato