Silvio Almeida conta ao CNN Entrevista sobre criação do Memorial da Verdade e diz que Comissão dos Mortos e Desaparecidos 'volta fortalecida e com apoio dos miliares'

O ministro Silvio Almeida, ao lado de Basília Rodrigues e Luísa Martins.
Crédito: Divulgação CNN Brasil 

Em entrevista a Basília Rodrigues e a Luísa Martins para o CNN Entrevista, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, revelou que o governo deverá lançar ''em breve'' um memorial no local conhecido como ''Casa da Morte'', em Petrópolis, região serrana do RJ. A casa funcionou como um centro de tortura durante a ditadura militar.

''Nós adquirimos esse imóvel e nós vamos fazer um memorial ali. Não houve nenhuma interrupção das políticas de Memória e Verdade. A comissão de anistia está fortalecida, com seu orçamento garantido, nós vamos regularizar tudo direitinho, esse é um compromisso com a democracia que tem o governo do presidente Lula'', afirmou o ministro Silvio Almeida ao CNN Entrevistas.

O ministro citou o apoio do Exército sobre a retomada da Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos pelo presidente Lula.

''Não é pouco o que nós vimos há algumas semanas atrás quando o comandante do Exército fala da importância de se ter uma Comissão de Mortos e Desaparecidos, usando um argumento dos direitos humanos e principalmente daqueles que foram de pessoas desaparecidas'', disse Silvio Almeida.

Durante a conversa, que vai ao ar pela CNN Brasil neste sábado, às 18h30, Almeida fala ainda sobre a segurança pública e a necessidade de resolver suas questões sem perder de vista os valores que norteiam os direitos humanos.

''É importante que a gente não tenha medo de enfrentar a complexidade das coisas”, disse ele. “Nós precisamos parar com a ideia de que é possível falar de segurança pública sem direitos humanos. Até porque é um direito constitucional, no artigo 5. Tem que se privilegiar direito á vida, á integridade física, e o contrário também é verdade: Não há direitos humanos se não temos políticas de segurança pública efetivas.''

Sobre o crime organizado, Silvio Almeida analisa a atuação das facções no Brasil e reconhece que a questão ultrapassa nossas fronteiras. Avalia ainda a superlotação dos presídios, problema que gera mão de obra para o crime.

Combatente emblemático do racismo, o ministro também explora esse tema na entrevista à CNN: ''Não acho normal alguém que seja racista''.

Os polêmicos projetos no Congresso são outros assuntos da conversa. Para ale, a “PEC das drogas é problemática” e o “PL do aborto é violência conta as mulheres”,

''Meu foco é ser o melhor ministro possível para esse país'', finaliza, descartando futuras aspirações eleitorais. 

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato