La Rinconada: O Inferno Perto do Céu retrata a vida sacrificada de mineiros peruanos que buscam o sonho dourado de enriquecer

Foto: Divulgação / RECORD

Mais uma superprodução acaba de chegar ao PlayPlus, o streaming da RECORD. O documentário La Rinconada: O Inferno Perto do Céu, conduzido pelo repórter André Azeredo e uma corajosa equipe de jornalismo, é uma aventura de tirar o fôlego, que mostra a superação, determinação e resiliência de mineiros peruanos que sonham em enriquecer e “quilar”, que na gíria local significa juntar um quilo de ouro.   

A equipe do documentário viajou até La Rinconada, cidade localizada nos Andes peruanos e considerada a mais alta do mundo, a 5.200 metros de altitude. Durante a reportagem, Azeredo e seus colegas de jornada foram submetidos a situações extremas e precisaram encarar o frio, a neve, e os efeitos da altitude no corpo, em uma região com pouquíssimos recursos. Por alguns dias, eles sentiram na pele o que a população local enfrenta, em especial os operários que trabalham nas minas.  

''La Rinconada, a cidade mais alta do mundo, um lugar onde mineiros se arriscam em um trabalho pesado, com pouco oxigênio, num frio extremo, e quase nada de infraestrutura, e ainda têm que conviver diariamente com a violência. Tudo isso em busca do sonho dourado de enriquecer'', relata o repórter.  

O documentário mostra a rotina das pessoas que vivem em La Rinconada e o sacrificante trabalho dos mineiros. A cidade não tem água encanada, nem sistema de esgoto. O mercúrio usado nas minas danifica as células dos pulmões, rins e cérebro, causa inchaço nos pés, ansiedade e afeta o sono. Em casos graves, provoca insuficiência renal e até a morte. ''Ser um mineiro é para os fortes...'', diz o mineiro Nestor Piño, de 52 anos. 

Como La Rinconada fica em uma região muito afastada, a presença do estado no local é praticamente nula e há apenas um posto policial. Por isso, a violência e a exploração sexual amedrontam quem vive por lá. A cidade é perigosa, entre roubos, mortes, intimidações, e até abuso sexual, foram mais de 240 casos registrados em 2023, para uma população de apenas 50 mil habitantes.  

Durante a expedição, André Azeredo conversa com moradores de La Rinconada, mineiros e muitas mulheres que trabalham no comércio local. ''Vim de peito aberto para encontrar o que fosse. Gosto muito de entender as pessoas, as coisas. Até que ponto você está, realmente, disposto a abrir mão de uma vida com o mínimo de conforto e dignidade em busca de enriquecer, e sem garantia alguma de que isso vai acontecer? Até onde é o seu limite, onde você está disposto a ir para conquistar esse seu objetivo?'', reflete o repórter.  

Todos os detalhes dessa aventura pelos Andes peruanos e a busca pelo ouro podem ser conferidos no documentário La Rinconada: O Inferno Perto do Céu, já disponível no PlayPlus.  

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato