'Conversa com Bial' celebra 30 anos do Brasil como tetracampeão da Copa do Mundo

Foto: Reprodução

Pedro Bial recebe, no 'Conversa com Bial', os ex-jogadores de futebol Ricardo Rocha, Mauro Silva e Cafu para um papo que comemora os 30 anos em que o Brasil de tornou tetracampeão da Copa do Mundo. A conversa, que tem início no programa de hoje, dia 16, e se estende para o programa de amanhã, dia 17, aborda alguns destaques dos jogos da Copa de 1994, que aconteceu nos Estados Unidos.

Uma das curiosidades é que o Brasil perdeu, pela primeira vez na história, um dos jogos eliminatórios para a entrada na Copa, em 1993, numa disputa contra a Bolívia, por 2x0. Depois, naquele mesmo ano, num novo jogo ainda contra o mesmo país, o Brasil ganhou de 6x0. “Vou ser sincero, na minha vida tenho grandes momentos que são importantes, mas este está marcado para até o final da minha vida”, admire Ricardo Rocha. 

A conversa passa pelos principais momentos de alguns jogos, como no jogo de estreia da competição, contra a Rússia, em que Ricardo saiu machucado. “Foi bastante dolorido, eu estava com o Márcio Santos no quarto, deixei ele dormir, e fui para o banheiro [...], liguei o chuveiro pra ele não escutar e desabei sozinho [...]. Sabia que aquela era a minha última Copa do Mundo, eu já tinha quase 32 anos [...] Chorei muito [...]. O médico disse que eu precisava de três semanas, mas em três semanas a Copa já teria acabado”, lamenta Ricardo. “Mas, mesmo sem jogar, Ricardo foi muito importante para a união do grupo”, coloca Cafu.

Outros jogos mencionados foi contra a Holanda, em que o jogador Leonardo  foi expulso, e Branco assumiu a posição; e, claro, o jogo da final, contra a Itália, em que Cafu entrou em campo para substituir Jorginho. “Jorginho era um ídolo; um professor [...]. Eu estava ali, sempre preparado para entrar [...], me sentia preparado para aquela final”, lembra o jogador.

Mauro opina, ainda, sobre o estilo adotado pela seleção naquele ano, sob o comando do técnico Carlos Alberto Parreira, e Zagallo como coordenador: “Acho que foi um momento de evolução do futebol brasileiro [...], porque a nossa escola foi tradicionalmente ofensiva, sempre se deu valor a quem fez o gol, a quem fez o passe para o gol [...], mas o futebol em si, de alto nível, é atacar e defender com a máxima eficiência. Então, para mim, foi uma evolução na discussão de valorizar quem ataca e quem defende [...], uma evolução no conceito de avaliar futebol”.

O ‘Conversa com Bial’ vai ao ar de segunda a sexta no GNT, às 23h30, e na TV Globo, após o ‘Jornal da Globo’. Também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também estão disponíveis em áudio, no podcast do programa disponível no Globoplay. O programa tem apresentação e redação final de Pedro Bial, direção de Fellipe Awi e Mairo Fischer e produção de Nathalia Pinha. A direção de gênero é de Mariano Boni.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato