A Substância traz libertação feminina em filme protagonizado e realizado por mulheres

Foto: Divulgação

A MUBI, em colaboração com a Imagem Filmes, estreia o filme A Substância nos cinemas brasileiros no dia 19 de setembro. Com as aclamadas atrizes Demi Moore e Margaret Qualley no elenco e a direção e roteiro da cineasta francesa Coralie Fargeat, o filme já conquistou o público em diversos festivais internacionais e promete alcançar sucesso também no Brasil.

A Substância acompanha a história Elisabeth Sparkle, uma celebridade em decadência interpretada por Demi Moore, que decide usar uma estranha droga do mercado negro: uma substância aparentemente milagrosa que replica células e cria temporariamente uma versão mais jovem e melhor de si mesma. A partir de então, surge a personagem Sue, interpretada por Margaret Qualley e que dá origem a uma série de acontecimentos bizarros.

O filme marca o retorno triunfal de Demi Moore como protagonista nas telonas, que desde a década de 80 já atuou em grandes produções como “Ghost - Do outro lado da Vida” e “G.I. Jane”, e retorna agora com uma performance explosiva. Moore já provou ser uma das maiores artistas de sucesso da indústria cinematográfica, inclusive estabelecendo um recorde em 1995 quando se tornou a atriz mais bem paga de Hollywood, uma prova de seu sucesso e apelo de bilheterias. Na 77ª edição do Festival de Cannes, A Substância foi ovacionado por 11 minutos e marcou a primeira participação da atriz no festival, além de conceder ao filme o prêmio de melhor roteiro.


A diretora e roteirista Coralie Fargeat também é responsável pelo thriller feminista “Vingança”, lançado em 2017, e pelo curta-metragem de ficção científica “Reality+”, de 2014. Misturando horror corporal com humor e muito sangue, em seu novo longa, a cineasta discorre sobre como os corpos femininos são subjugados, fetichizados e criticados em espaços públicos, e sobre o que pode acontecer quando uma mulher deixa de atender às expectativas da sociedade.

“Os filmes de gênero são políticos. Para mim, como cineasta, eles são uma ótima maneira de abordar questões políticas e pessoais através das lentes do entretenimento, diversão e excesso. Inclinando-me para o excesso, quero liberar meu monstro interior. Ou melhor, o que a sociedade me fez pensar que seria um monstro: essa parte imperfeita/envelhecida/mutável de mim mesma que me ensinaram a esconder porque, como “mulher”, não é assim que você deve parecer, se comportar ou pensar. E é por isso que hoje venho até vocês com esta história. (...) Este filme vai ser sangrento. E vai ser muito divertido ao mesmo tempo. Porque não conheço arma mais forte que a sátira para mostrar ao mundo o absurdo das suas próprias regras. E o mais importante: acho que será muito oportuno. No final é disso que trata este filme. Uma libertação. Um empoderamento", diz Fargeat sobre a sua obra.

A Substância estreia nos cinemas nacionais em 19 de setembro.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato