'Globo Repórter' desta sexta investiga o poder das vitaminas e minerais

Foto: Divulgação Globo

Para o bom funcionamento do corpo, o organismo necessita de vitaminas, aminoácidos, minerais e outros nutrientes que são produzidos naturalmente ou são encontrados em uma alimentação balanceada e saudável. Porém, tanto a falta quanto o excesso deles impacta na saúde. Com reportagens de Janaina Lepri, o 'Globo Repórter' desta sexta-feira, dia 14, revela pesquisas inéditas e apresenta as funções das vitaminas, as combinações de alimentos que formam uma alimentação mais rica e os riscos da automedicação para obtenção desses nutrientes.

Seu Osmar e Dona Maria são casados há mais de 60 anos e fazem parte de um grupo de 72 voluntários com mais de 60 anos que foi acompanhado por pesquisadores da Universidade do Extremo Sul Catarinense para um estudo sobre a influência da vitamina D na memória e no aprendizado. O estudo observou que indivíduos com insuficiência ou deficiência de vitamina D possuem maior declínio cognitivo, ou seja, têm menor capacidade de realizar atividades que estão diretamente relacionadas ao dia a dia. Mas também mostrou que os níveis mais altos estavam associados a pessoas casadas ou idosos aposentados, devido à maior exposição solar, já que o Sol é a principal fonte de produção de vitamina D no corpo, e melhor alimentação, aliada à atividade física.

Seu Arcilio Koga é conhecido como japa voador, pratica exercícios e se habituou a se alimentar melhor, perdendo aproximadamente 10 kg. Um estudo inédito feito pela Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, em parceria com a University College London acompanhou mais de 3 mil pessoas acima de 50 anos durante quatro anos. Homens e mulheres com obesidade abdominal tinham 36% mais risco de desenvolver insuficiência de vitamina D e 64% mais risco de desenvolver deficiência de vitamina D nos quatro anos subsequentes. Os estudos mostraram que bons níveis de vitamina D podem garantir maior autonomia para os mais velhos.

Uma pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro revela que a fase da vida entre 25 e 30 anos é o melhor momento para o pico de massa óssea. A Dra Maria Caroline, que coordena o Ambulatório Ossos Fortes da UERJ, explica porque essa fase também pode ser chamada de idade do salto, já que o impacto estimula determinados tipos de célula que geram ação anabólica no osso. 

Foto: Divulgação Globo

Foto: Divulgação globo

O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira ainda revela as funções das vitaminas, de A a Z, e onde é possível encontrá-las. O professor de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas, Mario Marostica, mostra as combinações de alimentos que formam uma rica composição de vitaminas, como o pão com ovo, arroz com feijão, saladas verdes, legumes. O programa ainda mostra os riscos da má alimentação e automedicação, que podem causar deficiência ou levar à uma Hipervitaminose, e alerta para os perigos da soroterapia, que tem diversos efeitos colaterais.

O maior estudo já feito no Brasil sobre alimentação e nutrição infantil revelou que quase 40% das crianças têm carência de alguma vitamina ou sais minerais. Os níveis estão abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, e a maior preocupação da pesquisa são as deficiências das vitaminas A, B12, ferro e zinco. O programa mostra o que é necessário para garantir que as crianças tenham esses micronutrientes tão importantes e apresenta o poder das plantas, presentes em nossas florestas, ricas em vitaminas e minerais, e os compostos que dão cores aos alimentos.

O Globo Repórter desta sexta-feira, dia 14, vai ao ar logo após a novela 'Renascer'.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato