"Escravidão - Século XXI", de Bruno Barreto, estreia no Canal Brasil nesta sexta

Foto: Divulgação

Estreia no Canal Brasil na próxima sexta, dia 14 de junho, a série documental "Escravidão - Século XXI", dirigida por Bruno Barreto. Em cinco episódios, a produção retrata diferentes tipos de escravidão no Brasil após mais de 130 anos da abolição da escravatura. Através de depoimentos inéditos de personalidades como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o diplomata e ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim e o jornalista Leonardo Sakamoto, ficam explícitos casos de escravidão rural, escravidão globalizada e escravidão sexual, todas frutos da conhecida "cultura da escravidão", que reproduz ainda hoje práticas racistas e exploratórias.

O diretor despertou para a ideia de produzir o documentário ao entrar em contato com o livro "Pisando fora da própria sombra: a escravidão por dívida no Brasil contemporâneo", do antropólogo Ricardo Rezende. A pesquisa e a execução do trabalho duraram dois anos e, apesar da importância das histórias retratadas, o processo precisou contar com muita cautela por lidar com casos reais e com a delicadeza de fazer aqueles personagens reviverem as suas histórias. O Brasil, apesar de ser um dos países com maior proteção legislativa contra casos de trabalho análogo à escravidão, ainda é também um dos que mais denunciam e noticiam novos casos na história recente, como os cinco retratados na série.

Escravidão - Século XXI (2021) (5 X 60') 
ESTREIA
Horário: A partir de sexta, 14/06, às 19h
Direção: Bruno Barreto
Classificação: 16 anos 

Sinopse: Examina as condições que caracterizam o trabalho análogo à escravidão no Brasil do século XXI.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato