"Acho que a gente tem que conversar com os nossos filhos sobre sexualidade", diz a sexóloga Cátia Damasceno, no Provoca de terça (18)

Foto Anna Coutinho 

No Provoca desta terça-feira (18/6), Marcelo Tas recebe a sexóloga e fisioterapeuta urogenital Cátia Damasceno. O apresentador e a criadora de conteúdo batem um papo sobre educação sexual, o impacto da internet no conhecimento sobre o assunto, a disparidade entre homens e mulheres que dizem chegar ao orgasmo, e muito mais. Vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.
 
Marcelo Tas e Cátia falam sobre as mudanças que o acesso à internet trouxe: "Olha, por um lado eu vejo uma forma positiva. Eles (adolescentes) têm muito mais acesso à informação de sexualidade do que os nossos pais tiveram durante uma vida inteira. Acho que a internet trouxe uma importância, uma relevância, porque ela abre portas para conversarmos a respeito de sexualidade."
 
Por outro lado, a sexóloga diz que observou, também, que os pais se abstiveram mais de ter conversas com seus filhos, e destaca a importância de serem os primeiros a abordar temas sobre sexualidade com eles. "O que você dá na primeira infância de resposta ela leva de registro para a segunda infância e adolescência. E ‘se eu não posso falar sobre esse assunto com o meu papai e nem minha mamãe, eu vou perguntar para os meus amiguinhos na internet’. Então, acho que a gente tem que conversar com os nossos filhos sobre sexualidade", complementa.
 
Na entrevista, Tas traz dados que revelam um desequilíbrio entre a porcentagem de homens héteros que dizem chegar ao orgasmo, 95%, e de mulheres, 65% no caso de mulheres héteros e 78% mulheres sáficas. "O homem, quando ele tem um orgasmo, geralmente ele tem uma ejaculação, a mulher geralmente fica na dúvida, "será que eu tive? será que eu não tive?". [...] Nem todas as mulheres terão orgasmos vaginais, a maioria delas terão orgasmos clitorianos, que são vias diferentes de estímulos. Mas tem muita mulher que nunca se tocou e não sabe como aquele clitoris é capaz de proporcionar prazer a ela", conta Cátia.
 
Ela também fala sobre a crença cultural de que todo o prazer deve ser responsabilidade do homem: "Se a mulher for se tocar nessa hora, ainda tem aquelas frases ‘mas por que você está fazendo isso? Eu não sou suficiente?’. Então é uma desconstrução que tem que ser feita também na cabeça desses homens."

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato