SescTV exibe Mostra de Curtas-Metragens Paraibanos

Cena do filme 'Menino Azul', que abre a programação

Em junho, o SescTV apresenta uma seleção especial de curtas-metragens da vibrante cena cinematográfica da Paraíba. Com curadoria de Lúcio Vilar, diretor do Fest Aruanda – Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro, esta coleção de obras celebra a diversidade e a riqueza temática e estética do cinema do Nordeste.

O filme Menino Azul, com direção de Odécio Antonio, abre a programação no dia 13 de junho. Em seguida, os documentários Costureiras (direção de Mailsa Passos, Rita Ribes e Virgínia de Oliveira Silva) e Odó Pupa, lugar de resistência (direção de Carine Fiúza) são exibidos no dia 20 de junho. Anjos Cingidos, com direção de Laércio Filho e Tereza Azevedo, e A Árvore da Miséria, com direção de Marcos Villar, fecham a programação da mostra no dia 27 de junho.

Ao falar sobre o projeto, Lúcio Vilar, professor da Universidade Federal da Paraíba, e fundador do Fest Aruanda, compartilhou seus critérios de seleção: "Nossa curadoria foi desenvolvida a partir de parâmetros como participação e premiação em festivais, críticas e relevância temática enquanto produtos audiovisuais realizados no Nordeste, mais precisamente na Paraíba, e que refletem a diversidade e a força do curta-metragem, cada vez mais transitando pelo código ficcional, aliado ao frescor da animação, gênero este que ganhou força nos últimos anos e que representa uma grata e promissora novidade. Um prazer ter assinado essa curadoria, cujos filmes têm agora uma nova e valiosa vitrine através do SescTV”. 

Menino Azul

A história do menino Joãozinho, querido por todos e que gosta de brincar e fantasiar com os pequenos objetos encontrados na oficina do pai Antônio. 

Direção: Odécio Antonio.
Duração: 25’31’’
Exibição no dia 13/6, 22h.

Costureiras

Quatro brasileiras costuram suas memórias, tecendo suas narrativas de vida e profissão. Didi, Santinha, Toinha e Glorinha são costureiras desde jovens, e aprenderam, cada uma a seu jeito, sendo pagas ou não pelo trabalho, o ofício de costurar.

Direção: Mailsa Passos, Rita Ribes e Virgínia de Oliveira Silva. 
Duração: 15’18” 
Exibição no dia 20/6, 22h.

Odó Pupa, lugar de resistência

A narradora diz a história começa à beira do Rio Vermelho, que em Iorubá, quer dizer Odó Pupa como espaço que foi testemunha da diáspora pelo atlântico, de povos negros.

Direção: Carine Fiúza.
Duração: 13’44”
Exibição no dia 20/6, 22h15

Anjos Cingidos

Uma senhora completa 90 anos e relata sua história no Sertão de Inhamuns. Diz que viu muita coisa durante os anos: muita seca, muita fome. E seu ofício de pegar menino, sendo ela parteira, diz que já pegou muita criança saudável e muitos pagãos nascidos mortos. Direção: Laércio Filho e Tereza Azevedo. 

Duração: 15'
Exibição no dia 27/6, 22h.

A Árvore da Miséria

Numa adaptação de um conto popular, o curta conta a história de uma mulher má, que recebe a visita de um enviado dos céus, que lhe diz que quem o acolhesse, realizaria um pedido seu.

Direção: Marcos Villar. 
Duração: 11’49”
Exibição no dia  27/6, 22h15.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato