Foto: Jorge Vaz Nande |
Após se debruçar sobre a independência brasileira na primeira temporada, a série documental B de Brasil está de volta destacando os aspectos menos conhecidos de figuras e eventos da História nacional. Desta vez, Eduardo Bueno se inspira nos 200 anos de constituição no Brasil para uma viagem pelo século XIX e pelo segundo Império. A gravação está sendo realizada no Rio de Janeiro e em São Paulo. A série, uma coprodução com a Moonshot e dirigida por Andre Barmak, estreia em novembro no History.
Como o assassinato de um jornalista no século XIX impactou os rumos deste país? Houve um exército invisível combatendo na Guerra do Paraguai? Será que Pedro II inventou a solução para a crise climática há 160 anos? Libero Badaró, José do Patrocínio e José Bonifácio, entre outros personagens, também são retratados na série. Com o seu bom humor característico, apoiado por um elenco de atores, Bueno conta a história da liberdade de imprensa, da proteção do meio ambiente e de vários outros direitos com os quais nem sempre os brasileiros puderam contar.
Como na primeira temporada, os episódios se dividem em cenas ficcionais, com figuras históricas interagindo com o apresentador; explicações de Bueno dadas diretamente para a câmera, em estúdio e também nos locais onde os eventos do passado aconteceram; e entrevistas com especialistas, que explicam e desenvolvem os casos que vão sendo contados. O roteiro é de Eduardo Bueno e Jorge Vaz Nande e a produção executiva é de Cris Moraes.
No Rio de Janeiro, as gravações estão sendo realizadas no Arcos da Lapa, Largo da Carioca, Campo de Santana, Palácio Tiradentes e Cais do Valongo, entre outras locações. Algumas das locações em São Paulo incluem o Museu das Culturas Indígenas, Cemitério da Consolação e Rua Libero Badaró.
Tags
Programação