Foto: Lourival Ribeiro/SBT |
O renomado grupo internacional Il Divo está em turnê no Brasil em comemoração aos 20 anos de estrada. Dono de vozes e números impressionantes, os estadunidenses David Miller e Steven LaBrie, o suíço Urs Bühler e o francês Sébastien Izambard vão estar no The Noite com Danilo Gentili, nesta terça-feira, 21 de maio, para demonstrar, mais uma vez, como combinam ópera e música clássica com pop de maneira incrível e falar a respeito do novo disco ''XX''.
''Surgimos em 2004 e não tínhamos ideia do que estávamos fazendo. Quem nos juntou foi o Simon Cowell, que disse: ‘Temos umas músicas aqui. O que vocês podem fazer com isso?’ Fizemos testes com 10 músicas, durante quatro meses, e em cada uma delas tentamos encontrar o equilíbrio entre a ópera e o pop. Algumas gravamos em três idiomas diferentes. Quando entendemos qual era o nosso estilo começamos a implementar esse processo e adaptá-las'', contam.
Fazendo um estilo musical "Pop-Ópera", do gênero Crossover Clássico, o quarteto estourou no Brasil na trilha da novela América. Já no álbum recém-lançado escolheram um repertório muito novo, com Bruno Mars e outros hits recentes, como Despacito.
''Muitas pessoas viram a música Despacito na lista e muitos disseram que não iríamos conseguir fazer ela ficar boa, mas ficou linda a nossa versão. Transformamos o reggaeton em algo mais clássico. O Luiz Fonsi viu, nos entrevistou e nos mostrou a nossa reação a nossa versão'', afirmam.
Depois dos shows no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, no último fim de semana, o Il Divo vai se apresentar em São Paulo e em Curitiba nos dias 23 e 25 de maio, respectivamente. Um show no Rio Grande do Sul também estava programado, mas foi cancelado devido as enchentes. ''Quando ouvimos do desastre, tenho amigos que moram em Porto Alegre, seria impossível não nos emocionarmos. É como uma extensão da minha família. Então, decidimos coletar comida e fazer o possível para ajudar as pessoas. Não é publicidade, mas uma questão de mostrar que nos importamos muito com as pessoas nesse país e quando elas se juntam e se unem a mágica acontece''.
A formação original do Il Divo sofreu uma mudança durante a pandemia. Steven entrou no lugar de Carlos Marín, que faleceu em 2021 de Covid. ''Foi um choque gigantesco para nós e pensamos que, talvez, fosse o fim do El Divo. Muito do grupo está em torno do barítono. Enquanto ele estava hospitalizado, ele disse: ‘Se conseguirem encontrar alguém para me substituir durante minha recuperação, porque ele acreditava nisso, ele disse para continuarmos com a turnê. Ligamos para o Steven, ele aceitou e a voz encaixou. E quando o Carlos faleceu nós mudamos um pouco a rota e dissemos que teríamos que honrar o Carlos e em tudo que ele levou para a banda por 18 anos''.
''Fizemos uma turnê durante um ano inteiro em tributo ao Carlos. O Steven mostrou uma voz e uma personalidade incrível, nós nos apoiamos emocionalmente nele. Durante essa turnê, vimos que ele era o encaixe perfeito e que poderíamos continuar com a banda. Chamamos ele para ser o quarto membro'', completaram.
Ao longo da conversa, David Miller, Steven LaBrie, Urs Bühler e Sébastien ainda falam sobre o preparo para as turnês e como cada um iniciou suas carreiras.
O The Noite é apresentado por Danilo Gentili e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no SBT. Hoje, a partir de 00h45.
Tags
Programação