Foto: Divulgação |
Em homenagem ao Dia dos Povos Originários, celebrado em 19 de abril, o Sabor & Arte programou duas exibições especiais do documentário Ulekẽi: A Busca pelos Sabores do Xingu nesta sexta-feira, às 14h e às 20h.
''Este filme me traz uma alegria sem tamanho. É um trabalho que eu e o diretor, Vinicius Lima, da VLC Filmes, fizemos com recursos próprios. Poder falar sobre esse povo, com o qual eu tenho uma amizade duradoura – que nasceu bem antes do documentário – era um desejo antigo. E eu consegui realizá-lo'', diz o chef Fábio Vieira.
Ulekẽi – palavra indígena da língua Aruak que significa comida –acompanha a viagem de Fábio Vieira à região do Xingu, em Mato Grosso, para conhecer o potencial e a simplicidade das comidas preparadas pelos indígenas. Além de experimentar as receitas, o chef obteve a permissão do cacique para reproduzi-las.
''O arroz e feijão deles é o biju – feito a partir da mandioca – cheiroso, delicioso e leve. Os peixes saem do rio e vão ao moquém, embaixo da goiabeira. A fumaça das frutíferas cozinha e defuma trazendo notas deliciosas'', recorda Vieira.
Outras preparações também aguçam o paladar do chef. Ele revela, por exemplo, que o sal é feito a partir de um aguapé. Já o Wakula é uma espécie de pirão feita com peixe inteiro e espessada com massa de mandioca, que é a sobra da fabricação do biju.
Repleto de experiências gastronômicas, o filme levou cinco anos para ser produzido: além da distância entre São Paulo e a região do Xingu, a pandemia de Covid-19 também impactou o cronograma de gravações.
''Como cozinheiro encantado pelo meu país, foi um privilégio e uma experiência incrível. Acredito que o principal legado de Ulekẽi são as descobertas sobre a natureza e sua simplicidade, com poucos ingredientes e técnicas empíricas. A exibição no Sabor & Arte, canal que valoriza a pluralidade da gastronomia, é uma honra para nós'', completa Vieira.
Tags
Programação