Foto: Reprodução |
A GloboNews ganhou dois troféus, um de ouro e outro de prata, em um dos mais importantes festivais do mercado audiovisual do mundo, o New York Festivals TV & Film Awards 2024, com dois documentários originais. Os vencedores foram revelados nesta terça-feira, dia 16. ‘evel, hazin - Dias de Luto’ conquistou o reconhecimento máximo por parte do júri na categoria ‘Documentários’, subcategoria ‘Atualidades’. Com roteiro e edição de Marita Graça Bittencourt, e reportagem e imagens de Gabriel Chaim, o longa mostra os impactos da guerra entre Israel e Hamas para os civis que tiveram familiares sequestrados ou mortos de forma brutal por grupos radicais e militares. ‘evel, hazin - Dias de Luto’ será reexibido no próximo sábado, dia 20, às 23h, na GloboNews.
“Apesar de não ter me exposto tanto a perigos como em outras guerras, a cobertura entre Israel e Palestina foi uma das mais difíceis da minha carreira. Uma polarização talvez nunca vista antes e jornalistas demonizados. De um lado, civis brutalmente assassinados pelo grupo Hamas. De outro, civis dizimados por bombardeios israelenses. A guerra em Gaza, sobretudo, mostra que não existe mais limites para abater o oponente e isso irá levar a um patamar mais trágico ainda em guerras futuras caso os senhores das armas decidam seguir pelo mesmo caminho. O mundo e seu trágico destino quando se trata das vidas dos ‘menos essenciais. Meu papel foi mostrar o que estava vendo, os fatos acontecendo perante os meus olhos. Vítimas israelenses e palestinas em meio a um ciclo do ódio que se mostra eterno”, destaca Gabriel Chaim. “Nesta minha sétima parceria com o Chaim, um dos desafios era produzir um filme que traduzisse todo o sofrimento em Israel e na Cisjordânia a partir da guerra de forma equilibrada. Acho que conseguimos. O outro grande desafio era montar o documentário, falado em três línguas, em apenas dois meses. Por tudo isso, tenho um orgulho especial desse trabalho”, conta Marita Graça.
Já o filme ‘8/1 – A democracia resiste’ foi premiado com troféu de prata na categoria ‘Documentários’, subcategoria ‘Política’. Dirigido pelos jornalistas Julia Duailibi e Rafael Norton, a produção mostra imagens inéditas dos atos de vandalismo de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, reconstitui hora a hora a tentativa de golpe e revela como autoridades dos Três Poderes agiram nos bastidores para proteger a democracia brasileira.
"É uma enorme satisfação ver o reconhecimento internacional do nosso trabalho, um trabalho feito por várias pessoas, uma equipe maravilhosa da GloboNews. A premiação mostra também que esse assunto, o da defesa e da resistência da democracia, é tema da maior importância para o público de fora do país. Mostra como nós, jornalistas, em diferentes locais do mundo, estamos alertas para a preservação dos princípios democráticos", ressalta Julia Dualibi. “O documentário é um registro histórico de um dos momentos mais críticos da democracia brasileira. Além de imagens exclusivas, o filme traz depoimentos, versões e análises dos principais personagens envolvidos no ataque. A medalha de prata premia o trabalho da equipe e do canal, que mergulharam fundo para entender o fracasso da tentativa de golpe do dia 8 de janeiro de 2023”, completa Rafael Norton.
Tags
Notícias