'Globo Repórter' desta sexta faz aventura histórica no Sul da Bahia

Foto: Globo/Divulgação

Cercado de belezas naturais e paisagens deslumbrantes, o Sul da Bahia encanta visitantes de todo o mundo e é hoje um dos destinos mais famosos do Brasil. De acordo com os livros de História, foi lá que aconteceu o primeiro contato entre estrangeiros e nativos em 1.500 com a chegada dos portugueses, dando início a uma grande aventura histórica pela região. O 'Globo Repórter' desta sexta-feira, dia 19, mostra como foi esse encontro, a recepção dos nativos, a curiosidade de ambos os povos e revela como a mistura de culturas e saberes fortaleceu diversas áreas, como as artes e a culinária. O programa é uma coprodução com a TV Bahia, afiliada da Globo na região, com reportagens da Camila Marinho.
 
A aventura começa em Porto Seguro, no Memorial da Epopeia do Descobrimento. Para contar como foi a chegada dos portugueses, a repórter vai até a praia da Barra do Cahy, no município de Prado, que é o primeiro local onde desembarcaram em 1500 e revela os segredos desse encontro com a população nativa. Camila vai também até o Parque Nacional do Pau-Brasil, único local onde ainda é possível ver as árvores que originaram o nome do país preservadas, e revela como foi o processo exportação de madeiras, primeira exploração comercial em solo brasileiro. 
 
Conservando seus rituais e tradições, os povos indígenas estão em plena evolução, com o pensamento no futuro e na sustentabilidade. Em uma aldeia Pataxó, a repórter conhece um casal formado por uma carioca, neta de indígena, que saiu da cidade grande para viver em contato com a natureza. Monica Bello mudou seu modo de vida, se casou um Pataxó e hoje tem sua família formada com quatro filhos. “A visão das pessoas da cidade é que o indígena é pobre porque não tem dinheiro, não acumula, vive na base da sustentabilidade. Isso para mim é riqueza. A sustentabilidade é a chance de podermos viver e dar continuidade à vida”, afirma.  O programa ainda mostra a mistura dos saberes da mata e como a troca entre brancos, negros e indígenas deixou boas heranças, como o ritmo do samba. 
 
O Sul da Bahia tem recebido, ao longo dos séculos, pessoas do mundo todo. O programa conta a história de pessoas que escolheram a região para residir e atuar profissionalmente com projetos em prol daquele povo e apresenta como a mistura de culturas favoreceu diversas áreas, como as artes e a culinária. A gaúcha Duca é uma das moradoras mais antigas de Caraíva. Ela chegou em 1970, quando ainda era uma pequena vila de pescadores, e se tornou uma figura histórica da região. Duca tem sua arte espalhada por toda a parte e sua obra foi declarada Patrimônio Imaterial e Cultural de Porto Seguro e região. Mas a artista afirma sentir saudades da vila do passado. “O público mudou muito. Esse verão encheu de gente e teve muito lixo jogado na rua”. Para ajudar a manter a vila mais limpa, Duca recolhe nas ruas copos, geladeiras, papelões, cds velhos e transforma tudo em arte. 
 
“Foram mais de 15 dias desbravando o extremo-sul da Bahia e passando por cenários paradisíacos numa aventura histórica. Poder refazer alguns dos principais momentos da chegada dos portugueses e contar as histórias dos povos originários é uma forma de homenagear quem sempre esteve por aqui. E nesse caminho, há muitos brasileiros e estrangeiros que estão redescobrindo essa região de belezas, riquezas e raízes documentadas. Vamos contar histórias lindas de quem ama, cuida e ajuda a preservar este paraíso na terra. Tenho certeza de que muita gente vai se emocionar”, afirma a repórter Camila Marinho. 
 
O Globo Repórter desta sexta-feira, dia 19, vai ao ar logo após a novela ‘Renascer’.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato