O cineasta Federico Fellini (Crédito: Divulgação/Curta!) |
Um dos maiores nomes do cinema italiano, Federico Fellini conta sua própria história em ''Fellini Por Fellini'', filme que estreia no Curta! e no streaming CurtaOn logo depois de ser um dos destaques do festival É Tudo Verdade. O longa é dirigido por Jean-Christophe Rosé, que recuperou entrevistas exclusivas feitas por ele mesmo com Fellini.
Em um relato íntimo e honesto, Fellini fala de toda a sua vida, desde seu nascimento, em 1920, passando por uma infância modesta, seus primeiros trabalhos, até a maturidade como diretor. A narrativa é complementada com depoimentos de Jean-Christophe Rosé, que também lança sua própria perspectiva em primeira pessoa, colocando-se como um admirador do cineasta. A narração serve como fio condutor do documentário e contextualiza os trechos da entrevista conforme são exibidos.
Fotos, registros em vídeo e cenas de filmes — como “A Estrada da Vida”, “Noites de Cabiria” e “A Doce Vida” — também ajudam a falar sobre Fellini, cuja história de vida se confunde com a do cinema italiano e com a da própria Itália do século XX. Entre confidências e impressões sobre o mundo, Fellini fala de seus sonhos, suas neuroses, suas boas e más lembranças e de sua predileção por determinados atores, como Marcello Mastroianni e Giulietta Masina — a musa, esposa e grande amor de sua vida.
O filme também lembra os anos finais da vida do mestre, quando o mundo e o cinema já eram bem diferentes dos de sua juventude: “Ele tinha total posse de suas faculdades, mas senti que ele já antevia o crepúsculo de sua vida”, diz Rosé, antecedendo os registros de um de seus últimos encontros com Fellini. Na ocasião, o diretor se ocupava com seu derradeiro filme — “A Voz da Lua” —, já idoso, mas com a mesma paixão de antes.
Um belo registro de bastidor, em que o cineasta se engaja e se diverte enquanto instrui os atores, é costurado a uma emocionante entrevista em que ele declara seu amor à sétima arte: “O cinema é meu modo de vida, é meu grande álibi, é minha expressão existencial, é minha existência”. Fellini morreria três anos depois, em 1993.
“Fellini Por Fellini” também estará em streaming através do CurtaOn, disponível no Prime Video Channels — da Amazon —, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn܂com܂br). A estreia no Curta! é no dia temático Quartas de Cena e Cinema, 24 de abril, às 22h50.
'Histórias da Gente Brasileira' chega aos
turbulentos anos do Império brasileiro
Após dissecar as entrelinhas da história do Brasil Colônia, a série “Histórias da Gente Brasileira”, exclusiva do Curta! — e também disponível no CurtaOn - Clube de Documentários —, chega aos primeiros anos do Império brasileiro. O período que se inicia com o famoso “grito do Ipiranga” não trouxe, inicialmente, grandes mudanças nas estruturas coloniais: a mesma família continuava no poder e mantinham-se a escravidão, os altos impostos e os problemas de subsistência. Porém, além das tensões que culminaram na Independência, diversos outros conflitos passaram a assolar o “novo” Império, principalmente durante o período conhecido como “regencial”.
Apresentada pela historiadora Mary Del Priore e dirigida por Beca Furtado, a série traz especialistas a cada episódio que ajudam a traçar um panorama do cotidiano da sociedade brasileira de tempos idos. No episódio “Império — Tiro, Porrada e Bomba”, Eduardo Bueno e Carla Menegat são convocados para detalhar esse período.
''Os interesses das elites começaram a se confrontar entre si (...), e acima de tudo, os interesses do povo foram deixados de lado, em um país que sempre apostou na desigualdade. Então, grandes massas totalmente alijadas do processo político se revoltam, especialmente em duas revoltas essencialmente populares: a Balaiada e a Cabanagem, no Pará, e no Maranhão'', explica Eduardo Bueno. O episódio aborda ainda insurreições como a Revolução Praieira e a Revolta dos Malês.
Outro destaque é a Revolução Farroupilha, um movimento separatista que se deu em protesto à taxação do charque. Os historiadores explicam que, ao contrário das outras revoltas, o conflito tem origens essencialmente elitistas, mas cooptou negros escravizados sob a promessa de que seriam alforriados caso lutassem ao lado dos estanceiros gaúchos. Com a iminente derrota farroupilha, os rebeldes negociavam uma anistia com o Império, que temia uma insurreição dos escravizados — que, afinal, eram a maior parte de um exército de cerca de 10 mil homens, os chamados “lanceiros negros”. Os historiadores contam que hoje há evidências de que as forças farroupilhas negociaram secretamente uma emboscada aos lanceiros, que foram dizimados pelo exército imperial no chamado “Massacre dos Porongos”.
''Histórias da Gente Brasileira'' é uma produção da Giros viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A série também pode ser assistida no CurtaOn – Clube de Documentários, streaming disponível no Prime Video Channels — da Amazon —, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma. A estreia do episódio no Curta! é no dia temático Sextas de História e Sociedade, 26 de abril, às 23h30.
Segundas da Música – 22/04
22h – ''Barão Vermelho: Por que a gente é assim?'' (Documentário)
A trajetória de uma das bandas de rock mais icônicas do Brasil, precursora do movimento que mais tarde veio a se chamar BRock, é tema deste documentário da diretora Mini Kerti, produzido pela Conspiração Filmes. O longa-metragem conta a história da banda formada originalmente por Cazuza, Frejat, Guto Goffi, Dé e Maurício Barros. Com rico material de arquivo e entrevistas, o filme tem como pano de fundo as muitas transformações pelas quais o país passava no início dos anos 1980. Mostra, ainda, os primeiros ensaios filmados em super-8, os primeiros shows e programas de TV — como uma apresentação no Teatro Ipanema, em 1983 —, o sucesso em um recém-inaugurado Circo Voador — ainda na praia do Arpoador, em Ipanema —, as polêmicas envolvendo o uso de drogas, grandes shows em estádios, o troca-troca de integrantes e a nova geração da banda, que ainda segue nos palcos. Direção: Mini Kerti. Duração: 108 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 23 de abril, terça-feira, às 2h e às 16h; 24 de abril, quarta, às 10h; 27 de abril, sábado, às 12h30 e 28 de abril, domingo, às 19h50.
Terças das Artes – 23/04
22h30 – ''Torquato, Imagem da Incompletude'' (Documentário)
Poeta, jornalista, letrista, Torquato Neto entrou para a história da cultura brasileira por sua originalidade e transgressão. O artista piauiense é tema deste documentário, dirigido por Danilo e Guga Carvalho. Sempre atuando na vanguarda, Torquato esteve diretamente ligado a movimentos artísticos com este perfil, como a Tropicália, o cinema marginal e a poesia concreta. O filme mescla um vasto material de arquivo, ora exibido ao público, ora exibido aos entrevistados que, diante das imagens e da passagem do tempo entre elas, relembram Torquato e analisam a sua trajetória. A potência criativa, a generosidade e o afã por produzir uma arte nova e libertária marcam essas lembranças, além do contexto de forte repressão por parte do regime militar da época. Duração: 70 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 24 de abril, quarta-feira, às 2h30 e às 16h30; 25 de abril, quinta-feira, às 10h30; 27 de abril, sábado, às 22h30; 28 de abril, domingo, às 16h30.
Quartas de Cena e Cinema – 24/04
22h50 – ''Fellini por Fellini'' (Documentário) — INÉDITO E EXCLUSIVO
Um relato íntimo de Federico Fellini, um dos diretores mais premiados e irreverentes da história do cinema, passando pela sua obra, suas impressões pessoais, seus sonhos, suas obsessões e suas memórias. É também uma viagem pela história da Itália e do cinema durante o século XX, uma reflexão crítica do nosso mundo contemporâneo e uma sátira excepcionalmente poderosa da sociedade. Direção: Jean-Christophe Rosé. Duração: 63 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 25 de abril, quinta-feira, às 02h50 e às 16h50; 26 de abril, sexta-feira, às 10h50; 27 de abril, sábado, às 15h50; 28 de abril, domingo, às 21h50.
Quintas do Pensamento – 25/04
22h30 – ''O que Possuímos? - O Conceito de Propriedade ao Redor do Mundo'' (Série) – Ep.: ''Patenteando a Vida''
Gérard Mordillat e Christophe Clerc entrevistam 14 pesquisadores de diferentes países e culturas sobre a noção de propriedade. De onde ela é? Como se aplica hoje às questões do corpo, da inteligência, da natureza? O episódio desta semana discute a distinção que deve ser feita entre o que é um bem material e o que é um bem imaterial, como a propriedade intelectual. Esta propriedade diz respeito a criações — sejam elas industriais, científicas, artísticas, como os direitos autorais, por exemplo. Diz respeito aos nossos dados de computador, textos e imagens, bem como ao patenteamento de coisas vivas. Direção: Gérard Mordillat, Christophe Clerc e Bertrand Rothé. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 26 de abril, sexta-feira, às 2h30 e às 16h30; 27 de abril, sábado, às 21h; 28 de abril, domingo, às 12h30; 29 de abril, segunda-feira, 10h30.
Sextas de História e Sociedade – 26/04
23h30 – ''Histórias da Gente Brasileira'' (Série) – Episódio: ''Império – Tiro, porrada e bomba!'' – INÉDITO E EXCLUSIVO
O Brasil passou de colônia a império, mas tal mudança inicialmente alterou pouco as estruturas coloniais. Mantinham-se a escravidão, os altos impostos e os problemas de subsistência. Por outro lado, aumentou a penetração rumo ao interior e surgiram novas configurações populacionais, gerando tensões que assolaram o Império e contrariaram o mito do brasileiro cordial. Duração: 26 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 27 de abril, sábado, às 03h30 e às 11h; 28 de abril, domingo, às 18h; 29 de abril, segunda-feira, 17h30; 30 de abril, terça-feira, às 11h30.
Sábado – 27/04
22h – ''Caminhos dos Orixás'' (Série) – Episódio: ''Ogum - O forjador de Tecnologias''
Caçador e agricultor Ogum é o deus do ferro, o guerreiro enérgico, forte, impulsivo e temperamental. Forjando o ferro no fogo, Ogum é aquele que sai na frente abrindo os caminhos para o progresso e a tecnologia. Representa a ordem em si. Com ele não existe nada pela metade, quando ele vai para guerra é para vencer, e é incapaz de perdoar uma ofensa. Triunfa quando todos perderam as esperanças. Diretor: Betse de Paula. Duração: 26 min. Classificação: 10 anos.
Domingo – 28/04
23h – ''Israel/Irã/EUA, A Longa Guerra'' (Série) – Episódio: ''Nas Origens do Confronto''
Na época do Xá, Irã e Israel eram nações amigas. A revolução islâmica de 1979 muda os planos, de um lado, de Teerã, e do outro, de Washington e Tel-Aviv. A ruptura acontece em 1982 quando os Israelitas invadem o Líbano, e entram em guerra com o Hezbollah: nova força xiita libanesa, apoiada pelo Irã. Diretor: Vincent De Cointet. Duração: 52 min. Classificação: 16 anos. Horários alternativos: 29 de abril, segunda-feira, às 16h30; 30 de abril, terça-feira, às 10h30.
Tags
Programação