Foto: Reprodução |
A Shopee, marketplace que conecta vendedores, marcas e consumidores, anuncia a estreia de um quadro da marca no Programa da Eliana, que vai ao ar aos domingos, às 15h, no SBT. Intitulado Histórias Inspiradoras, a atração destacará, em datas especiais como Dia das Mães, Dia dos Pais, entre outras, as histórias de sucesso dos lojistas brasileiros da plataforma. O lançamento da série especial acontece no próximo dia 3 de março e será em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
"A estreia do quadro Histórias Inspiradoras representa um compromisso conjunto em destacar e celebrar os empreendedores brasileiros. É uma honra para o SBT poder proporcionar este espaço para compartilhar histórias e incentivar o desenvolvimento econômico e social da nossa população” ressalta Marcos Kotait, gerente comercial do SBT.
''É uma enorme satisfação termos a oportunidade de dar visibilidade às histórias de sucesso de nossos vendedores brasileiros no Programa Eliana. Prezamos muito por dar voz e espaço para que eles compartilhem suas vivências e o papel da Shopee no andamento de seus negócios.'', comenta Rodrigo Farah, head de Marca e Live Commerce na Shopee.
Palha Decor: a história da Deise
Para dar início ao quadro, a Shopee vai mostrar a história da Deise Doria, uma mulher que, em 2020, viu na Shopee uma oportunidade de começar a empreender quando se viu em dificuldades financeiras em 2020 e percebeu que não poderia realizar um projeto social de Natal que ela e o marido realizavam há anos. A alternativa foi começar a confeccionar guirlandas feitas com sousplats para enfeitar lares e assim arrecadar fundos para realizar a ação solidária.
Ao concluir o objetivo, a empreendedora começou a receber demanda por outros produtos artesanais. Diante desse cenário, um amigo de Deise, que trabalhava com transporte de mercadorias, sugeriu que ela utilizasse a Shopee como uma plataforma para começar a vender. Ele notou o aumento significativo nas entregas dos itens vendidos pelo marketplace e viu na plataforma uma oportunidade para a amiga.
Deise deu início à sua loja na Shopee, a Palha Decor. Essa decisão ampliou seu alcance de vendas e abriu as portas para um crescimento exponencial, permitindo que mais pessoas conhecessem as peças e, ao mesmo tempo, contribuíssem para sua causa social.
Gerando oportunidades
No início da loja, os artigos eram confeccionados por apenas uma artesã. No entanto, conforme o volume de transações foi aumentando, Deise começou a buscar novos profissionais. Atualmente, os objetos vendidos na loja são feitos com palha de carnaubeira e de taboa, todos produzidos por algumas comunidades quilombolas e indígenas da região. Hoje, a loja emprega indiretamente mais de 100 pessoas, sendo uma das principais fontes de renda dessas comunidades.
''Eu fico muito feliz em ver o impacto positivo que a minha loja gerou nas comunidades quilombolas e indígenas da região. Os recursos gerados estão possibilitando que crianças e adolescentes tenham a oportunidade de continuar seus estudos, que famílias conquistem uma moradia fixa e até mesmo me permitiu pagar a faculdade de medicina da minha filha, coisa que não aconteceria antes de eu empreender na Shopee'', comenta Deise.
No dia a dia, ela concilia seu tempo entre a loja da Shopee e seu trabalho de professora municipal. Além disso, conta com a ajuda do seu marido que é policial militar e de cinco funcionários focados em atendimento aos consumidores e comercial. Atualmente, eles possuem um galpão para estocar os produtos e mais de 70% do faturamento da loja vem das vendas realizadas pela Shopee. Em 2023, a loja Palha Decor fez questão de destinar parte do lucro conquistado com a plataforma para uma ação social que presenteou mil crianças em situação de vulnerabilidade social.
Recursos educacionais na Shopee
A Shopee possui mais de 3 milhões de lojistas brasileiros registrados e que representam 90% dos pedidos da plataforma. A capacitação profissional dos lojistas também está na lista de prioridades da Shopee, que investe continuamente em melhorias e inovações, a empresa possui o Centro de Educação do Vendedor, que já capacitou mais de 260 mil empreendedores em mais de 30 tipos de cursos.
Tags
Notícias