Presidente do Superior Tribunal Militar diz à CNN Brasil ser prematuro falar em anistia para 8/01

Francisco Joseli Parente Camelo, Basilia Rodrigues e Teo Cury no CNN Entrevistas. Foto: Divulgação/CNN Brasil

O presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Francisco Joseli Parente Camelo, é o convidado desta semana do ''CNN Entrevistas''. Na conversa com os jornalistas Basilia Rodrigues e Teo Cury, nos estúdios da CNN em Brasília, ele descartou uma anistia aos condenados pelos crimes de 08/01, e elogiou o STF. Camelo disse ainda que o presidente Lula fez o certo ao não chamar por uma GLO (Operação da Garantia de Lei e Ordem). O “CNN Entrevistas” será exibido neste sábado, 16/03, às 18h30 na CNN Brasil.

Entre suas principais declarações, o brigadeiro não acha o momento apropriado para se falar em anistia para os condenados pelo 8/01: ''No meu entendimento, acho prematuro falar em anistia. Houve a tentativa ou não houve? Tudo isso é vazamento ou são provas?'', questionou.

Ele também reforçou o apoio do Tribunal à Suprema Corte do País: ''Nós não estamos contra o STF; estamos ao lado e é assim que tem de ser feito: julgar de acordo com a Constituição do País''.

Ele argumentou que os crimes ocorridos em 8 de janeiro não estão sob julgamento da Justiça militar porque não aconteceram em área militar. De acordo com o presidente do STM, ''o crime é militar quando ocorre em local sujeito à administração militar''. Na sua visão, o ministro do STF Alexandre de Moraes fundamentou de uma maneira brilhante que se tratou de crime da competência da justiça comum.

Camelo ainda lamentou o fato de haver pouco conhecimento sobre o direito militar, inclusive nas universidades, e completou: ''Posso assegurar que não há corporativismo na Justiça militar. Temos de julgar com a nossa consciência; ali não temos subordinação a ninguém''.

Segundo ele, o 8/01 abriu uma janela de oportunidades para que a Justiça militar possa esclarecer à sociedade o seu papel, que é tutelar a disciplina da tropa. ''A nossa missão dada pela Constituição da1988 é julgar os crimes militares definidos em lei. Julgamos civis e militares assim como os militares são julgados pela justiça comum pelos crimes comuns que cometem'', afirmou.

No entanto, ele preferiu não emitir opiniões sobre tudo o que está sendo julgado e os processos em andamento: ''Nem 10% foram julgados ainda'', afirmou.

O entrevistado

Francisco Joseli Parente Camelo tem 45 anos de carreira militar, já tendo sido assessor-chefe para assuntos de Aeronáutica do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Ele também atuou como ministro do STM até chegar à presidência do tribunal.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato