Foto: Divulgação |
Partindo do marco de 60 anos da intervenção militar no Brasil, iniciado em 31 de março de 1964, o podcast 'A Ditadura Recontada' chega ao Globoplay e às plataformas de áudio nesta quinta-feira, dia 28. Com apresentação da jornalista Nadedja Calado e co-narração da pesquisadora Helena Dias, o podcast Original Globoplay, produzido pela CBN, é inspirado nos cinco volumes da ‘Coleção Ditadura’ e no acervo de quase 300 horas de gravações históricas de Elio Gaspari, com áudios inéditos que narram os principais eventos e bastidores do período. Idealizado e concebido por Pedro Dias Leite, diretor de jornalismo da CBN, e pelo jornalista Plínio Fraga, o áudio documentário tem seis episódios publicados semanalmente. A chefia de produção e gravação coube a Thiago Barbosa, gerente de produtos digitais da CBN.
''O trabalho do Gaspari levou 40 anos para estar completo. É um mergulho profundo em documentos, fotos, bilhetes, notas, atas de quem viveu aquela época, assim como relatos pessoais e íntimos como os áudios do ex-presidente Geisel”, conta Helena. ''Tentamos que cada episódio narrasse e contextualizasse os momentos históricos, sem prescindir do olhar crítico do Elio. Às vezes surpreendentes, em outros momentos descontraídos, mas sobretudo reveladores de personagens e situações que ocorreram na longa noite da ditadura brasileira'', complementa Plínio.
O primeiro episódio contextualiza o clima vivenciado no país nos anos que antecederam o golpe, com radicalismos partidários e os efeitos que levaram à deflagração do movimento, com especial destaque a áudios que rememoram as avaliações nos bastidores e as ambições das principais lideranças. “O podcast traz fatos fundamentais para a compreensão da ditadura e reconta pontos cruciais daqueles anos sombrios – do golpe ao AI-5, da tortura e extermínio à abertura que trouxe o Brasil de volta à democracia”, diz Thiago Barbosa, coordenador-geral da produção.
A obra também retrata as divisões entre os militares desde o início do golpe, a anarquia nos quartéis e nos porões, além das descobertas que levaram à ascensão e à queda da ditadura. “O ouvinte vai ter acesso aos detalhes de histórias que, em alguma medida, já conhecemos, como o golpe em si, a morte de Vladimir Herzog, a Guerrilha do Araguaia e a reabertura. Contudo, vai conhecer novos fatos, que ajudam a explicar como foi a época, e principalmente, vão entrar na intimidade dos militares e na verdadeira dimensão do que aconteceu e de suas responsabilidades”, detalha a apresentadora Nadedja Calado.
''Uma das preciosidades da série em áudio é uma conversa de Ernesto Geisel com seu futuro ministro do Exército, Dale Coutinho, de 50 anos atrás, em que eles falam abertamente sobre tudo: da execução de guerrilheiros e opositores da ditadura já capturados e rendidos, e como achavam que era isso mesmo que tinha de ser feito, à importância do AI-5 para não perder o controle do regime'', destaca Pedro Dias Leite, diretor de jornalismo da CBN.
GloboNews
A intervenção militar no Brasil também é tema de um especial da GloboNews, que vai contar histórias de pessoas que tiveram a vida transformada depois do golpe civil-militar de 1964. Cinco pessoas foram ouvidas, entre elas o irmão de um militar executado por guerrilheiros no Vale da Ribeira; a guerrilheira que sequestrou um embaixador alemão, assaltou bancos, roubou um cofre com milhões de dólares e acabou se tornando vereadora na França; um juiz que, muito jovem, teve a coragem de, pela primeira vez, condenar a União por prisão ilegal, tortura e assassinato em plena ditadura; a família de um operário morto pela repressão durante um piquete de greve; e um ex-jogador de futebol perseguido no Brasil e em Portugal pelo regime salazarista. A equipe também conversa com o historiador Daniel Aarão Reis sobre o contexto nacional e internacional que propiciou o golpe. Com reportagem de Claudio Renato e edição de Ledu Garcia e Cristiano Reckziegel, o programa vai ao ar no dia 31 de março, dentro do 'Especial de Domingo', às 21h.
“A Ditadura Recontada” está disponível de forma gratuita no Globoplay e nas plataformas de áudio.