No mês das mulheres, Curta! exibe três documentários sobre aborto

Imagem exibida no filme ''Incompatível Com a Vida'', de Eliza Capai (Créditos: Divulgação/Curta!)

Em março, mês das mulheres, o Curta! traz três produções que abordam o direito das mulheres de interromperem a gravidez - seja por aborto legal ou não - pauta que ultrapassa os movimentos feministas e é tema de discussão no mundo inteiro. O canal apresenta documentários que mostram diferentes perspectivas do assunto: ''Incompatível Com a Vida'', que acaba de ganhar o prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Documentário de 2023 e faz sua estreia na TV paga no Dia Internacional da Mulher, ''Meu Corpo, Minha Vida'' e ''Verde Esperanza – Aborto Legal na América Latina''.

Vencedor da edição 2023 do festival ''É Tudo Verdade'', ''Incompatível Com a Vida'' chegou a ser qualificado para o Oscar 2024, foi exibido no Hollywood Brazilian Film Festival e na Première Brasil do Festival do Rio 2023 e agora concorre na categoria documentário para o Prêmio Platino de Cinema Ibero-Americano 2024, um dos eventos mais destacados no cenário audiovisual. Seu ponto de partida é o registro da gravidez interrompida da própria diretora, que conversa com mulheres que tiveram histórias semelhantes. Temas como vida e morte, luto, aborto e políticas públicas vêm à tona.

''Quando recebi o diagnóstico de ‘malformação fetal incompatível com a vida’ e senti a urgência de debater esse tema em filme, o Curta!, com quem estávamos iniciando um documentário sobre o amor, aceitou a aventura de mudarmos radicalmente nossa abordagem. Se não fosse essa abertura do canal para o que é o documentário de fato - algo vivo, que se transforma independentemente dos desejos do realizador ou da produção -, esse filme não existiria. Quando ‘Incompatível com a vida’ ganhou o Festival É Tudo Verdade senti que essa mudança radical de abordagem, para além de um processo de cura meu, era importante enquanto audiovisual e que havíamos acertado. E saber que agora, finalmente, o filme chega para a audiência do Curta!, me enche de alegria'', conta a diretora Eliza Capai. Estreia no dia temático ''Sextas de História e Sociedade'', 8 de março, às 20h30.

Produzido em 2017, o documentário ''Meu Corpo, Minha Vida'', de Helena Solberg, coloca em discussão o aborto, ouvindo opiniões a favor e contra a descriminalização. O longa-metragem parte da história de Jandira Magdalena dos Santos Cruz que, em 2014, se submeteu a um aborto em uma clínica clandestina em Campo Grande, foi morta, e seu corpo foi encontrado carbonizado. A exibição é no dia temático “Sextas de História e Sociedade”, 15 de março, às 21h.

''Verde-Esperanza: Aborto Legal na América Latina'', de Maria Lutterbach, apresenta um panorama do acesso ao aborto seguro no Brasil, na Colômbia e na Argentina. O longa começa com histórias tristes que estiveram nos noticiários brasileiros recentes: meninas e adolescentes que, embora violentadas — uma das poucas condições em que o aborto é permitido no Brasil —, foram impedidas de interromper a gravidez. Em seguida, o filme parte para Colômbia e Argentina, países onde o aborto legalizado é um direito conquistado de maneiras diferentes. A exibição é no dia temático “Sextas de História e Sociedade”, 29 de março, às 22h30.

As discussões sobre aborto legal e seguro são temas recorrentes dos noticiários. Ano passado, Rosa Weber, então Ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela descriminalização da interrupção voluntária da gravidez nas primeiras 12 semanas de gestação. Ela era a relatora da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442. O julgamento, no entanto, encontra-se suspenso após pedido de destaque do ministro Luís Roberto Barroso.

Os três filmes também estão no CurtaOn – Clube de Documentários, streaming do Curta disponível no Prime Video Channels – da Amazon -, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn܂com܂br). Novos assinantes do Prime Video Channels e do site têm sete dias de degustação gratuita.

8 de março

20h30 – “Incompatível Com a Vida” (Documentário) - INÉDITO NA TV PAGA
A partir do registro de sua gravidez, a diretora Eliza Capai conversa com outras mulheres que tiveram vivências parecidas à sua, criando um potente e tocante coral de vozes que refletem sobre temas universais: vida, morte, luto e políticas públicas que nos afetam. Diretora: Eliza Capai. Duração: 92 min. Classificação: 14 anos.

15 de março

21h – “Meu Corpo, Minha Vida” (Documentário)
“Meu Corpo, Minha Vida” é um debate sobre a questão do aborto no Brasil. Vozes de ambos os lados expressam sua opinião: os que acham que o aborto deve ser descriminalizado e os que defendem a lei como está. O filme personaliza esse debate através do caso de Jandira Magdalena dos Santos, morta ao fazer um aborto clandestino, que recebeu cobertura nacional e internacional. Diretora: Helena Solberg. Duração: 75 min. Classificação: 14 anos.

29 de março

22h30 – “Verde-Esperanza: Aborto Legal na América Latina” (Documentário)
Enquanto lideranças feministas no Brasil batalham para que não haja retrocessos na legislação sobre aborto, mulheres que estiveram à frente da descriminalização na Argentina e Colômbia mostram como a conquista foi possível. Direção: Maria Lutterbach. Duração: 42min. Classificação: 12 anos.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato