Divulgação |
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a MUBI apresenta o especial Comandando a Cena: Diretoras de Fotografia, que destaca o trabalho artístico e técnico das mulheres que atuam atrás das câmeras. Composta por 13 títulos, a coleção presta uma homenagem às cinematógrafas que emprestaram seu poderoso olhar a alguns dos filmes mais amados e aclamados da história do cinema. De Agnès Godard, passando pela chinesa Rain Li até Caroline Champetier, a programação exalta as mulheres que, contra todas as probabilidades, deixaram sua marca na telona.
Desde o início da história do cinema, as cineastas mulheres desempenham um papel fundamental na formação de sua linguagem visual. De grandes épicos a dramas íntimos, projetos de estúdio ou experimentos vanguardistas, seu impacto na sétima arte se estende por distintos países e épocas. Ao mesmo tempo, suas enormes contribuições ainda passam despercebidas em comparação às de seus pares masculinos. Ainda que as mulheres tenham ganhado mais visibilidade dentro da indústria nos últimos anos, a cinematografia continua no último lugar em representatividade feminina.
Em seu relatório sobre os 250 filmes de maior bilheteria nos Estados Unidos em 2022, a Celluloid Ceiling (que acompanha as estatísticas sobre o trabalho das mulheres em Hollywood) informou que somente 7% desses longas-metragens contavam com diretoras de fotografia – um aumento de apenas 3% desde 1998. Quanto ao Oscar®, só duas mulheres foram indicadas à melhor fotografia em seus 96 anos de história. Dos estereótipos sexistas à escassez de recursos, as diretoras de fotografia enfrentam numerosos e sistemáticos desafios.
Além dos já disponíveis The Falling (Agnès Godard), Sobre Café e Cigarros (Ellen Kuras), Great Freedom (Crystel Fournier), Paranoid Park (Rain Li), Holy Motors (Caroline Champetier), Babysitter (Josée Deshaies), Corpo Celeste (Hèlène Louvart), Passagens (Josée Deshaies) e Annette (Caroline Champetier), mais quatro filmes chegam ao especial Comandando a Cena: Diretoras de Fotografia neste 8 de março:
- As Maravilhas, de Alice Rohrwacher, 2014 (Hèlène Louvart)
- A Madeline de Madeline, de Josephine Decker, 2018 (Ashley Connor)
- Cameraperson, de Kirsten Johnson, 2016 (Kirsten Johnson)
- Sonata de Tóquio, de Kiyoshi Kurosawa, 2008 (Akiko Ashizawa)