Foto: Divulgação Globo |
Na semana em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a GloboNews traz entrevistas exclusivas com personalidades femininas que se destacam em vários campos de atuação e presta uma homenagem a mulheres potentes que influenciaram diversas gerações. Expoente do Movimento Modernista brasileiro e autora de “Abaporu”, uma das mais famosas pinturas do país, Tarsila do Amaral é tema do ‘Balaio GloboNews’ deste domingo, dia 8. A apresentadora Bete Pacheco promove um encontro entre Leda Catunda, artista plástica que tem em Tarsila uma referência para suas obras, e a atriz Cláudia Raia, que interpreta a pintora e desenhista no musical “Tarsila, a Brasileira”, em cartaz em São Paulo. “Um papo gostoso sobre arte e potência. Tarsila do Amaral se junta a tantas outras mulheres da efervescente década de 20, os anos loucos, momento em que o mundo todo discutia o feminismo, direitos trabalhistas, industrialização. É o começo dos tempos modernos no qual as mulheres tiveram papel determinante e corajoso”, destaca Bete.
Cláudia Raia fala do desafio de interpretar Tarsila no palco. “Quando a personagem existiu, tem que ser muito fiel, você não pode errar em nada. Ao mesmo tempo, dramaturgicamente, tem que ser interessante, as músicas têm que ser boas e você tem que continuar contando a história. É uma trabalheira”, diz a atriz. Da chamada geração 80, Leda Catunda traz na sua obra a discussão sobre os excessos, com cores fortes e imagens avolumadas, assim como Tarsila. “Eu fico muito orgulhosa quando algumas pessoas fazem essa leitura, vendo coisas no meu trabalho que já estavam presentes na pesquisa dessa mulher”, conta Leda.
Nesta quarta-feira, dia 6, a jornalista Míriam Leitão recebe a renomada atriz Zezé Motta, que completa 80 anos em 2024. Uma das primeiras artistas negras do país a ganhar destaque no mundo, Zezé fala sobre sua trajetória, representatividade, carreira e sobre a homenagem que irá receber na série ‘Tributo’, que chega ao Globoplay nesta sexta-feira, dia 8. “O padrão de beleza do Brasil ainda é o europeu. Eu vivia tão inconformada com isso, que só o fato de não ser mais um tabu, de estarmos aqui falando sobre isso, das discussões acontecerem nos encontros, estamos caminhando para alguma coisa mudar, mas muito lentamente”, afirma Zezé.
Na sexta, Dia Internacional da Mulher, o jornalista Mario Sergio Conti entrevista a filósofa e escritora Djamila Ribeiro, autora do best-seller “Pequeno Manual Antirracista”. Entre os temas que serão abordados: racismo, feminismo negro, conquistas das mulheres e impasses que ainda enfrentam. No sábado, dia 9, o canal irá exibir o documentário “Não é amor, nunca foi amor”, que relata histórias de mulheres vítimas de violência doméstica. O longa reúne material da série de reportagens produzida pelo ‘Fantástico’, que acompanhou um mutirão realizado no Fórum da Leopoldina, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, para acelerar a fila de processos de violência contra mulheres.
O programa ‘GloboNews Míriam Leitão’ vai ao ar nesta quarta-feira, dia 6, às 23h30, e ‘Diálogos com Mario Sergio Conti’ na sexta-feira, dia 8, também às 23h30. O documentário “Não é amor, nunca foi amor” será exibido no sábado, dia 9, às 23h. O ‘Balaio GloboNews’ vai ao ar neste domingo, dia 10, dentro do Especial de Domingo, a partir das 18h.
Tags
Programação