'Globo Repórter' desta sexta mostra como o Brasil tem se destacado na produção de chocolate

Foto: Divulgação

O chocolate brasileiro é uma paixão mundial e está conquistando os paladares mais exigentes mundo afora. O 'Globo Repórter' desta sexta-feira, dia 15, mostra o poder do cacau no país, os benefícios para a saúde e conta como acontece a transformação do fruto em deliciosas barras de chocolate. Nos estados do Pará e da Bahia, que juntos garantem 95% da produção de chocolate no Brasil, a repórter Camila Marinho conhece as histórias dos produtores que estão colocando o Brasil em destaque no setor cacaueiro.
 
No coração da Amazônia, no estado do Pará, o programa vai em busca do cacau selvagem, nascido em árvores centenárias. O cacau plantado na região foi o escolhido pela chocolatier e empresária de São Paulo Luisa Abram, que atualmente produz cerca de 60 mil chocolates finos por mês. A reportagem mostra o poder do cacau amazônico, apresenta os produtores que hoje se beneficiam da venda do fruto e acompanha a cerimônia do cacau, um ritual criado para despertar o autoconhecimento através de uma bebida feita com chocolate, especiarias e mistérios.
 
“Sair em busca do cacau selvagem, que nasce sem interferência do homem, mostra o quanto a Amazônia é rica em sabores e saberes. Estar no meio da Floresta Amazônica e provar do fruto dos deuses que brota no meio da mata é mergulhar fundo no mundo do cacau. Posso dizer que fui privilegiada ao gravar este programa, já que tive a oportunidade de viver essa experiência e saborear os melhores chocolates”, conta a repórter Camila Marinho.
 
Tradição que voltou a reinar no sul da Bahia, o plantio cabruca é um modelo de cultivo do cacau feito à sombra das árvores da Mata Atlântica. O ‘Globo Repórter’ acompanha o cultivo do cacau da colheita à fermentação e mostra como o aroma é benéfico para a saúde, tendo ajudado, inclusive, pessoas com covid a recuperarem o olfato. Em Ilhéus, o programa visita o Centro de Inovação do Cacau, que fica dentro da Universidade Estadual de Santa Cruz e recebe lotes de amêndoas diariamente, analisadas por uma das maiores especialistas de cacau e chocolate do país. Em um dos processos realizados no Centro, uma nova profissão: a de provador de chocolate. 
 
Mel de cacau, drink de cacau, nibs de cacau, cacau reduzido, cacau in natura. Em seu restaurante em Serra Grande, que fica entre Ilhéus e Itacaré, Cristiniana Rosa busca usar o cacau de diversas formas, em todas as receitas, doces ou salgadas. Há 10 anos, ela criou uma oficina escola onde o reaproveitamento do cacau é base. Ao programa, a gastróloga conta que utilizar produtos locais e fortalecer a comunidade é sua missão de vida. Também na Bahia, o programa conta a história da pequena cacauicultora Júlia Arléo, de 11 anos, que herdou a paixão da família e, aos 7, criou uma fábrica de chocolate com o cacau que planta. Algo que começou como uma brincadeira, já rendeu três prêmios para a jovem.
 
“Ver a cidade de Ilhéus e outras da região voltando a ter o cacau como mola propulsora da economia é emocionante. Mais de 30 anos depois da chegada da vassoura-de-bruxa na região, a tradição volta a reinar com um cacau de mais qualidade, sustentável e dando sabor a chocolates voltados para os paladares mais exigentes”, afirma a repórter Camila Marinho.
 
O 'Globo Repórter' vai ao ar nesta sexta-feira, dia 15, logo após o ‘BBB 24’.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato