Cena do documentário 'Incompatível com a Vida' (Crédito: Divulgação/Curta!) |
No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Curta! traz a esperada estreia na TV do premiado documentário ''Incompatível Com a Vida'', de Eliza Capai. Vencedor do Prêmio de Melhor Documentário concedido pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Cinema) e do festival “É Tudo Verdade”, ambos em 2023, a produção chegou a ser qualificada para o Oscar 2024 e integrou a programação de vários festivais, entre eles o Hollywood Brazilian Film Festival, em Los Angeles, e o Festival do Rio de 2023.
O filme parte do luto da diretora — que registrou a interrupção de sua gravidez após diagnóstico de ''malformação fetal incompatível com a vida'' — para a potência da coletividade: aquela história não era apenas dela, mas sim de várias mulheres brasileiras. Alana, Laís, Isabela, Priscila, Shuane e Tainah são personagens que relembram suas trajetórias, dando voz e imagem ao que geralmente é apenas estatística. Elas partem da felicidade diante da descoberta da gravidez, recordam a imensa tristeza diante da notícia de malformação fetal e trazem à tona a agonizante busca por um desfecho mais respeitoso para elas e seus bebês.
Por morar em Portugal, Eliza pôde interromper sua gravidez legalmente, mas as entrevistadas no Brasil contam que encontraram grandes dificuldades para fazer o mesmo, ainda que tenham recebido diagnósticos semelhantes ao da cineasta. Da dor delas vem a força para discutir sobre políticas públicas relacionadas à legalização do aborto no Brasil, que hoje é negado ou dificultado até em casos em que o feto não tem condições de vingar.
Com muita sensibilidade, o filme faz um retrato doloroso do panorama da obstetrícia no país quando se trata de situações de perda e luto. A diretora traz à baila tabus e humaniza mulheres, muitas vezes vistas como vilãs apenas por quererem um tratamento respeitoso em um momento de tanta vulnerabilidade e sofrimento.
''Quando recebi o diagnóstico de ‘malformação fetal incompatível com a vida’ e senti a urgência de debater esse tema em filme, o Curta!, com quem estávamos iniciando um documentário sobre o amor, aceitou a aventura de mudarmos radicalmente nossa abordagem. Se não fosse essa abertura do canal para o que é o documentário de fato, algo vivo, que se transforma independentemente dos desejos do realizador ou da produção, esse filme não existiria. Quando ‘Incompatível com a vida’ ganhou o Festival É Tudo Verdade, senti que essa mudança radical de abordagem, para além de um processo de cura meu, era importante enquanto audiovisual e que havíamos acertado. E saber que agora, finalmente, o filme chega para a audiência do Curta!, me enche de alegria'', conta Eliza Capai.
''Incompatível Com a Vida'' é uma produção da tva2܂doc viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Também está disponível no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels – da Amazon –, na ClaroTV+ e no site oficial do streaming. Novos assinantes do Prime Video Channels e do site têm sete dias de degustação gratuita. A estreia no Curta! é no dia temático “Sextas de História e Sociedade”, 8 de março, às 20h30.
Sextas de História e Sociedade, 8/03
20h30 – ''Incompatível com a Vida'' (Documentário) - INÉDITO
Quando descobriu que estava grávida, a cineasta Eliza Capai decidiu registrar diversos vídeos no período de sua gestação. Porém, algum tempo depois, o feto foi diagnosticado com uma má formação “incompatível com a vida”. Com a descoberta, o projeto de Capai tomou um novo rumo: partindo dos registros de sua própria gravidez, a diretora acompanhou os relatos de outras mulheres que compartilharam de experiências parecidas com as dela, trazendo temas como vida, morte e políticas públicas em relação ao aborto. Direção: Eliza Capai. Duração: 92 min. Classificação: A 14 anos. Horários alternativos: 09 de março, sábado, à 0h30 e às 14h45; 10 de março, domingo, às 21h15; 11 de março, segunda-feira, 14h30; 12 de março, terça-feira, às 08h30.
Tags
Programação