Divulgação TV Brasil |
O apresentador Paulinho Del Ribeiro recebe o grupo Paranga para a edição especial inédita do Canto e Sabor do Brasil que entra no clima de folia com um repertório de marchinhas em pleno domingo de Carnaval (11), às 11h30, na telinha da TV Brasil. A atração resgata obras tradicionais do interior de São Paulo interpretadas pelos artistas no episódio disponível no app TV Brasil Play.
Atualmente, o conjunto Paranga é formado pelo compositor, arranjador e produtor musical Negão dos Santos, filho do compositor Elpídio dos Santos; pelo educador, compositor e produtor musical João Gaspar; e pelas cantoras Renata Marques e Lia Marques e Leo Couto.
O programa temático da emissora pública tem bate-papo descontraído, música de qualidade e deliciosa culinária. O anfitrião prepara um apetitoso almoço na cozinha da fazenda. A receita para a produção no feriado da festa momesca é um 'picadão' ao molho madeira com panaché de legumes, feito no velho fogão a lenha.
Histórico da banda
O grupo Paranga surgiu nos anos 1970 na cidade paulista de São Luiz do Paraitinga quando quatro dos sete filhos do compositor e violinista Elpídio dos Santos, uniram-se para formar a banda com o objetivo de valorizar a memória musical da cidade e divulgar o cancioneiro de clássicos do pai.
Os integrantes do Paranga foram os responsáveis pelo ressurgimento do carnaval luizense em 1981, caracterizado por tocar exclusivamente marchinhas compostas na cidade. O grupo Paranga fez parte do movimento de vanguarda "Lira Paulistana".
Com o título "Chora viola canta coração", o primeiro LP do conjunto foi lançado em 1983. Na comemoração do centenário de nascimento de Elpídio, em 2009, o Paranga gravou seu primeiro DVD: "Tributo a Elpídio dos Santos", com participações de Fafá de Belém, Renato Teixeira e Zeca Baleiro, entre outros.
Os trabalhos mais recentes gravados pelo grupo são o álbum instrumental "Redoma" (2022), o EP "Que carnaval é esse" (2020) e o DVD "Festas, fogos, para-raio" (2019). A origem do nome da banda é curiosa. Paranga é a contração de Paraitinga, nome do rio que corta São Luiz do Paraitinga, cidade do Vale do Paraíba, no interior paulista, de onde a família dos artistas é natural.
Tags
Programação