Cena Instrumental exibe performance exclusiva da Nelson Ayres Big Band

Foto: Divulgação TV Brasil

O maestro, pianista e arranjador Nelson Ayres reedita a sua histórica big band em show exclusivo com grandes talentos artísticos que a TV Brasil leva ao ar neste sábado (24), às 23h30. O especial para o programa Cena Instrumental, atração da faixa musical da emissora pública, intercala entrevista e números musicais.

Durante a produção, apresentada por Bia Aparecida, o homenageado conversa com a anfitriã sobre sua obra e revela momentos marcantes de sua trajetória. Com repertório de clássicos, o espetáculo gravado pelo canal com a Nelson Ayres Big Band está disponível no app TV Brasil Play.

A afiada seleção de obras para a performance traz arranjos que combinam jazz e música popular com singularidade, leveza e, até mesmo, diversão. O especial reúne composições do próprio Nelson Ayres bem como de personalidades da MPB, como Tom Jobim, Jackson do Pandeiro e Moacir Santos.

O astro escolheu grandes sucessos do cancioneiro nacional para a histórica apresentação registrada pela TV Brasil no Espaço Cultural BNDES, no Rio de Janeiro, em 2018. O show contempla hits como "Corcovado", de Tom Jobim; "Sebastiana" de Jackson do Pandeiro; e "Amphibious", de Moacir Santos, além de temas autorais de Nelson Ayres como "A arte de voar" e "Só xote", entre outros.

O veterano foi o diretor musical e fez os arranjos das composições para o projeto exibido pelo canal público. A Nelson Ayres Big Band se apresenta com integrantes da formação original e novos talentos de diversas gerações no especial. O maestro conta sobre essa experiência durante o Cena Instrumental.

Importância da big band de Nelson Ayres

Criada no início dos anos 1970 pelo maestro, pianista e arranjador, a Nelson Ayres Big Band fez história e marcou época nas noites de São Paulo. A formação tocou regularmente até a década de 1980 e ajudou a difundir o jazz para uma plateia fiel e cada vez maior. Sem dança e nem canto, a orquestra se caracteriza pela mistura jazz e música popular brasileira.

O caráter inovador do projeto fez sucesso. As apresentações lotavam casas noturnas e empolgavam o público com performances impressionantes. O trabalho virou referência e abriu caminho para diversas outras orquestras que seguiram o modelo. Esse interesse fomentou a difusão do movimento de música instrumental pelo país a partir daquele período.

Em 2017, Nelson Ayres se junta aos talentosos solistas e lança o primeiro disco da big band. Com mais de seis décadas dedicadas à música, o veterano é um ícone como diversos outros projetos

Nelson Ayres fundou o grupo Pau Brasil, importante quinteto da cena da música instrumental. Também foi regente e diretor artístico da Orquestra Jazz Sinfônica. Entre os demais projetos, destaque para a longeva parceria com a cantora Mônica Salmaso, a regência e direção da Orquestra Jovem Tom Jobim e o trio com o saxofonista inglês John Surman, um dos principais expoentes do jazz europeu.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato