Canal Brasil exibe programação especial durante o mês de março em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Mari Oliveira em ''Medusa''. Foto: Divulgação

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Canal Brasil preparou uma programação especial com dez filmes dirigidos por cineastas mulheres, além da estreia da série inédita "No Ano Que Vem", dirigida por Maria Flor e uma maratona da série "João Sem Deus - A Queda de Abadiânia", de Marina Person. A Mostra Cine-Delas tem início na sexta, dia 1º, e os filmes vão ao ar às sextas e sábados de março, sempre às 22h, até o dia 30. 

A estreia de ''Medusa'', longa que é uma coprodução do Canal Brasil, abre a programação especial no dia 1º. O terror de Anita Rocha da Silveira tem como pano de fundo um Brasil que não é um Estado Laico e conta a história de meninas doutrinadas que torturam mulheres que são sexualmente livres. A produção ganhou diversos prêmios como melhor filme brasileiro no Prêmio ACECCINE 2024; melhor filme e atriz coadjuvante no Festival do Rio em 2021; melhor filme latino-americano no Festival de San Sebastián em 2021 e melhor direção na mostra Noves Visions do Festival de Sitges em 2021, além de ter feito parte da seleção oficial do Festival de Cannes 2021 e da 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

Também fazem parte da mostra dois filmes inéditos: "A Entrevista", dirigido por Helena Solberg, e "Até que a Vida nos Separe: Uma Biografia de Nelson Carneiro", de Emília Silveira. O primeiro é um documentário e relata uma crise pessoal vivida pela diretora, a partir do momento em que ela constata que ser dona de casa, esposa e mãe não supria a sua felicidade. Ela entrevistou então 70 mulheres na faixa dos 20 a 30 anos. Os assuntos são diversos, mas com uma câmera na mão elas conversam sobre faculdade, casamento, o significado da virgindade e submissão aos maridos. O segundo longa traz a vida do deputado e senador Nelson Carneiro, que foi o autor da Lei do Divórcio e que defendeu e aprovou diversas leis que asseguram direitos para as mulheres.

Os outros filmes selecionados são "Raquel 1:1", de Mariana Bastos; ''Canção ao Longe", de Clarissa Campolina; "Regra 34", de Júlia Murat; "A Primeira Morte de Joana", de Cristiane Oliveira; "Um Par Pra Chamar de Meu", de Kelly Cristina Spinelli; "Mato Seco em Chamas", de Joana Pimenta e Adirley Queirós; e "Vergel", de Kris Niklison. 

No dia 29, a partir das 22h, o canal exibe a maratona de "João sem Deus - A Queda de Abadiânia", que acompanha, pela perspectiva feminina, o escândalo que desmascarou o médium a partir de denúncias da imprensa, até sua prisão. A série é inspirada em eventos reais e conta a história de duas irmãs que chegaram a Abadiânia - onde o médium atendia - 17 anos antes da prisão de João de Deus. Uma delas sai do país após ser atendida e sofrer abusos, enquanto a outra decide permanecer lá e se torna uma fiel funcionária do médium, afirmando que vivenciou o milagre da cura da irmã. A trama se desenrola durante o reencontro das duas irmãs.

''No Ano que Vem''

No dia 4 de março estreia a série inédita "No Ano Que Vem", dirigida pela atriz Maria Flor, que traz a história da conexão entre Ana, de 59 anos, personagem de Julia Lemmertz, e Bel, de 29 anos, vivida por Jeniffer Dias. Na trama, são abordados diversos temas como etarismo, sororidade, crises conjugais, relacionamentos modernos e maternidade, todos sob a perspectiva feminina. No elenco, estão também Isio Ghelman, Bernardo Marinho, Duda Batsow, Drayson Menezes e João Oliveira, e nomes como Eduardo Moscovis, Georgiana Góes e Erom Cordeiro fazem participações especiais. Produzida pela Fina Flor Filmes, a obra é composta por uma equipe 90% feminina.

Homenagem ao Dia da Mulher

Mostra Cine-Delas
Início: Sexta, 1/03, às 22h
Horário: Sextas e sábados, às 22h
  • 1/03 – Medusa (2023), de Anita Rocha da Silveira – Coprodução - Estreia
  • 2/03 – Raquel 1:1 (2023), de Mariana Bastos
  • 8/03 – A Entrevista (1966), de Helena Solberb - Inédito
  • 8/03 – Até que a Vida nos Separe: Uma Biografia de Nelson Carneiro (2023), de Emília Silveira - Inédito
  • 9/03 – Canção ao Longe (2022), de Clarissa Campolina
  • 15/03 – Regra 34 (2022), de Júlia Murat
  • 16/03 – A Primeira Morte de Joana (2021), de Cristiane Oliveira
  • 22/03 – Um Par Pra Chamar de Meu (2022), de Kelly Cristina Spinelli
  • 23/03 – Mato Seco em Chamas (2022), de Joana Pimenta e Adirley Queirós
  • 29/03 – Maratona: João sem Deus - A Queda de Abadiânia, de Marina Person
  • 30/03 – Vergel (2017), de Kris Niklison
No Ano Que Vem (2024) (5 X 45’)
INÉDITO
Estreia: Segunda, 4/03, às 20h30
Horário: De segunda, 4/03, a sexta, 8/03, às 20h30
Maratonas: Sexta, 8/03, a partir das 23h30, e quarta, 13/03, a partir das 21h
Classificação: 16 anos
Direção: Maria Flor

Sinopse: Conexões inesperadas, principalmente quando são intensas, resistem a qualquer coisa. Sejam gerações, culturas ou visões diferentes. Foi assim que Ana e Bel se tornaram amigas no ano novo. Elas passam por traumas transformadores e decidem romper os nós de suas vidas. Juntas, encaram o peso da liberdade. Se deparam com a solidão profunda, a falta de amor, as angústias da vida contemporânea, os novos códigos de relacionamento, o vício do sexo, o vício das drogas, as doenças da civilização atual e a ausência de projetos para uma vida nova. Jogam tanta libido no mundo e poucos recebem de volta. Terão que recomeçar. Voltar para a pista da sedução, encontrar um parceiro, reencontrar o prazer no trabalho, redescobrir seus desejos. Para elas, o novo ano será dramático, triste, divertido e inesquecível.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato