Band transmite os desfiles da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro com exclusividade na TV aberta

Crédito: Cláudia Martini e Igor Fragas

Pelo segundo ano consecutivo, a Band apresenta com exclusividade os desfiles da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira, os apresentadores JP Vergueiro e Thaís Dias mostram o desempenho das escolas de samba União do Parque Acari, Império da Tijuca, Acadêmicos de Vigário Geral, Inocentes de Belford Roxo, Estácio de Sá, União de Maricá, Acadêmicos de Niterói e Unidos da Ponte a partir das 20h30 para a Band Rio e à 1h para todo o Brasil. 

No sábado, na mesma faixa horária, Sereno de Campo Grande, Em Cima da Hora, Arranco do Engenho de Dentro, União da Ilha do Governador, Unidos de Padre Miguel, São Clemente, Unidos de Bangu e Império Serrano entram na Marquês de Sapucaí em busca de uma vaga no Grupo Especial. ''O público pode esperar um show com o jeito Band de ser. São duas maratonas, tanto na sexta quanto no sábado, em que iremos mostrar a concentração, o desfile, o pós-evento e muitas curiosidades'', adianta JP. ''Tem um timaço preparado para revelar o melhor da folia carioca. Faremos uma cobertura com a credibilidade do Jornalismo da Band, mas, é claro, com muita descontração e foco também no entretenimento'', complementa Thaís.

A transmissão terá comentários dos jornalistas Aydano André Motta e Bruno Chateaubriand, e da geógrafa, gestora pública e ex-passista da Mangueira, Rafaela Bastos, além de participações especiais de Amin Khader e Wic Tavares, integrante do programa local Bom Dia Favela.

Sete equipes estarão dedicadas para mostrar todo o espetáculo em 26 câmeras e dois drones. Repórteres posicionados em toda a Avenida não vão deixar escapar nenhum detalhe. Somando os dois dias, serão mais de 20h ao vivo na Band Rio.

Troféu Band Folia

As 16 agremiações da Série Ouro do Rio de Janeiro vão concorrer ao Troféu Band Folia. A audiência poderá dar notas em nove categorias – enredo, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, intérprete, samba, bateria, ala de passistas, esquenta e melhor escola – por meio de um QR Code disponibilizado na tela. Ao final, as mais bem avaliadas conquistam o prêmio. O júri da Band também vai nomear o destaque do ano.

A Série Ouro vai ao ar nesta sexta-feira e sábado, às 20h30, para a Band Rio e para a rádio BandNews FM e à 1h da manhã para todo o Brasil, com exibição simultânea na íntegra no Bandplay, no Band.com.br e no canal oficial do Band Folia no YouTube. 

Sobre os comentaristas:

Aydano André Motta

Crédito: Cláudia Martini

Nascido em Niterói, é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 1986. Começou a carreira na editoria de Esportes, mas especializou-se na cobertura de Cidade em veículos como O Dia, Jornal do Brasil, Veja, IstoÉ e O Globo. Conquistou o Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa em 2012. Pesquisador de Carnaval, é autor de vários livros, como “Troféus da Mangueira”; “Maravilhosa e Soberana – Histórias da Beija-Flor”; “Onze Mulheres Incríveis do Carnaval Carioca”; “Blocos de Rua do Carnaval do Rio de Janeiro”; “Da Minha Porta, Vejo o Mundo”; “Guardiões da Alma Carioca” e “Tijolo por Tijolo: Meio Século de História do Pessoal da Caixa”. Atualmente, atua como comentarista do canal SporTV e cobre os desfiles cariocas ininterruptamente desde 1988.

Bruno Chateaubriand

Crédito: Cláudia Martini

É jornalista, colunista de Veja Rio e desde 2015 integra o júri do Estandarte de Ouro do jornal O Globo. Também foi jurado oficial da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), no quesito alegorias e adereços, entre os anos de 2007 e 2014. Em janeiro de 2023, realizou o primeiro simpósio de casais de mestre-sala e porta-bandeira do Carnaval do Rio de Janeiro e finalizou a obra “Mestre-Sala e Porta-Bandeira, uma Arte Essencialmente Nossa”, que acaba de ser lançada pela editora ACE. Como jornalista, apresentador e ator teve passagens pelo SBT, RedeTV!, TV Globo e Record. Em rádio, trabalhou na Tupi, Nativa e Mix. É autor do livro “Como Usar o WhatsApp a Seu Favor” e conhecido também pela produção de eventos sociais e culturais. Na área esportiva, foi presidente da Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro de 2017 a 2023.

Rafaela Bastos

Crédito: Cláudia Martini

Contabiliza 25 Carnavais pela Estação Primeira de Mangueira, sendo 23 deles como passista e musa da comunidade. Filha de dois integrantes da Velha Guarda da agremiação, é uma das organizadoras do relatório “Carnaval de Dados”, da Prefeitura do Rio de Janeiro, e atualmente ocupa o cargo de vice-presidente de Projetos Especiais da Verde e Rosa. É geógrafa e especialista em gerenciamento de branding e economia comportamental. Atua também como gestora pública há mais de 18 anos e é presidente do Instituto Fundação João Goulart. Em 2016, foi condecorada com a medalha Rui Barbosa pelo seu estudo autodidata sobre a objetificação sexual das passistas.

Veja a ordem de desfiles:

Sexta-feira
União do Parque Acari
Império da Tijuca
Acadêmicos de Vigário Geral
Inocentes de Belford Roxo
Estácio de Sá
União de Maricá
Acadêmicos de Niterói
Unidos da Ponte

Sábado
Sereno de Campo Grande
Em Cima da Hora
Arranco do Engenho de Dentro
União da Ilha do Governador
Unidos de Padre Miguel
São Clemente
Unidos de Bangu
Império Serrano

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato