Série questiona 'mitos' da história: a sagacidade de Hitler é o primeiro deles

O primeiro episódio de 'Mitos da História' coloca em dúvida a capacidade estratégica de Hitler. Crédito: Divulgação/Curta!

A série francesa ''Mitos da História'', dirigida por Christiane Ratiney, deseja derrubar mitos sobre personagens ilustres e momentos decisivos da história mundial. No primeiro dos quatro episódios a serem exibidos pelo Curta!, intitulado ''Hitler: A Arte da Derrota'', a produção desqualifica a crença de que Adolf Hitler seria um grande estrategista militar, mostrando o fracasso de suas decisões. Um rico acervo de imagens da época é utilizado para compor a narrativa.

Apesar de nunca ter tido treinamento militar, o “Führer” sentia que devia confiar em seus instintos e nem sempre ouvia os conselhos de seus experientes assessores. Embora defendesse uma ofensiva ousada, a série mostra que o desenvolvimento da chamada Blitzkrieg (em português, “guerra relâmpago”) — estratégia que consistia em realizar ataques rápidos e fulminantes para desmobilizar o inimigo antes que este pudesse revidar — ficou a cargo de seus generais, e não dele.

Após campanhas surpreendentemente vitoriosas na França, veio a primeira derrota na batalha de Dunkirk. A Alemanha havia cercado 400 mil soldados ingleses na cidade, localizada no Canal da Mancha. Um ataque nos moldes da Blitzkrieg os teria aniquilado, mas Hitler decidiu frear o avanço de suas tropas por terra, um grande erro que resultou na evacuação de mais de 338 mil militares que puderam voltar à Inglaterra, recompor o exército britânico e dar um sopro de esperança fundamental para que o primeiro-ministro Winston Churchill mobilizasse o país e os Aliados. Para muitos especialistas, esse é um dos pontos de virada nos rumos da frente ocidental da Segunda Guerra.

O episódio segue mostrando que, pouco depois, Hitler comete o pior de seus erros: a tentativa de invasão à União Soviética. Inicialmente, a Alemanha conquista boa parte dos territórios dominados por Stalin e promove massacres, principalmente de judeus. Até que Hitler decide sitiar a segunda maior cidade russa, Leningrado, sem sucesso devido à resistência do Exército Vermelho. A ideia era impedir a entrada e a saída de pessoas e de alimentos para aniquilar a população de 2,5 milhões de habitantes por inanição. No cerco, que durou quase três anos, centenas de milhares de soldados nazistas foram mobilizados, mas eles teriam sido preciosos para o objetivo final da operação: a captura de Moscou.

Hitler garante que não cometeria o mesmo erro de Napoleão — o de subestimar o inverno russo. No entanto, o faz. Suas tropas não conseguem avançar diante de nevascas intensas, não havia bases próximas para se instalarem, as provisões não chegavam e seus soldados estavam exaustos. Nesse momento, o Exército Vermelho contra-ataca, Hitler é forçado a recuar e o panorama da guerra muda completamente. Agora, Stalin dá as cartas no Leste, retoma e expande seus territórios, até avançar sobre a própria Alemanha e conquistar Berlim. Invadir a União Soviética também representou um descumprimento de acordos de não-agressão antes estabelecidos entre Alemanha e o bloco socialista, o que provocou uma união inédita entre Stalin, Churchill e Roosevelt — líderes das três maiores potências da época —, que mobilizaram outras dezenas de países no combate.

Os outros três capítulos de “Mitos da História” têm como temas: os desdobramentos da bomba de Hiroshima na Segunda Guerra; o plano Marshall como o salvador econômico da Europa após o conflito e o suposto avanço econômico gerado por Mao Tsé-Tung na China. Todos os episódios de “Mitos da História” já estão disponíveis no CurtaOn – Clube de Documentários, que pode ser acessado no Prime Video Channels, na ClaroTV+ ou no site oficial da plataforma. A exibição no canal Curta! é no dia temático “Sextas da Sociedade”, 12 de janeiro, às 23h. 

Documentário apresenta as controvérsias de Salvador Dalí

A trajetória controversa do maior nome do surrealismo é contada no documentário “Salvador Dalí, As Duas Faces de um Gênio”, a ser exibido no Curta!. O filme, dirigido por François Lévy-Kuentz, conta com belas imagens de Port Lligat, na Catalunha, onde Dalí viveu por muitos anos, e com um rico acervo de registros de sua vida particular, suas entrevistas e performances. São imagens que mostram da infância à vida adulta do artista, passando pelo longevo casamento com seu grande amor e eterna inspiração: Gala.

O filme mostra as diferentes faces de Dalí: genial, paranoico, midiático, provocador... Em certo momento, ele se dizia católico, mas nunca renunciou ao erotismo, à escatologia e demais comportamentos pouco religiosos. Em outro, considerava a televisão uma grande degradação, mas se tornou totalmente midiático e exibicionista.

Em Dalí, essa dualidade sempre se manifestou, em sua arte e em suas declarações e aparições públicas, tornando-o um grande enigma, cuja sanidade era questionada por alguns. Já na maturidade, em uma entrevista, ele próprio tenta explicar: ''O lado louco que as pessoas pensam ver em Dalí é justamente o lado mais trágico da minha existência''.

''Salvador Dalí, As Duas Faces de um Gênio'' também está no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, na ClaroTV+ ou no site oficial da plataforma. A exibição no Curta! é no dia temático “Terças das Artes”, 9 de janeiro, às 23h.

Segundas da Música – 08/01

23h – ''Álbuns Clássicos'' (Série) - Episódio: ''Frank Zappa - Apostrophe and Over-Nite Sensation''

Os mais de 60 álbuns e 30 anos de carreira de Frank Zappa fazem com que seja uma tarefa difícil para os fãs chegar a um consenso sobre qual seria a obra-prima definitiva do músico americano. No entanto, dois álbuns que capturam perfeitamente o estilo único e as letras de Zappa são “Over-nite Sensation” (1973) e “Apostrophe” (1974). Como seu filho Dweezil Zappa diz neste filme: é aqui que você vai encontrar todos os aspectos da música de Frank espremidos em dois discos perfeitamente elaborados. Por meio de entrevistas, demonstrações musicais, imagens de arquivo raras e inéditas, filmes caseiros e apresentações ao vivo, o episódio conta a história por trás da concepção e gravação desses discos inovadores. Direção: Matthew Longfellow. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 09 de janeiro, terça-feira, às 03h e às 17h; 10 de janeiro, quarta-feira, às 11h; 13 de janeiro, sábado, às 10h; 14 de janeiro, domingo, às 00h.

Terças das Artes – 09/01

23h – " Salvador Dalí, as duas faces de um gênio'' (Documentário)

Quem foi Salvador Dalí? Gênio artístico ou mero fenômeno midiático? Sem nunca deixar de construir sua imagem e orquestrar a encenação de sua obra e de seu personagem, Salvador Dalí (1904-1989) foi um dos artistas mais extravagantes e populares do século XX. Neste retrato filmado em parte em Port Lligat (onde o artista morou) e rico em imagens de arquivo, François Lévy-Kuentz contrapõe os grandes temas do pintor com entrevistas e fatos muitas vezes inéditos. De Freud ao surrealismo, da sexualidade ao dinheiro e do misticismo à ciência, uma biografia excepcional que revela o "mito de Dali". Direção: François Lévy-Kuentz. Duração: 52 min. Classificação: A Livre. Horários alternativos: 10 de janeiro, quinta-feira, às 3h e às 17h; 11 de janeiro, sexta-feira, às 11h; 13 de junho, sábado, às 23h; 14 de janeiro, domingo, às 16h45.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 10/01

23h – ''Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro''

Em 1971, Melvin Van Peebles revolucionou a figura do herói negro no cinema americano com seu filme “Sweet Sweetback´s Baadassss Song”. Este gesto cinematográfico inédito se tornou uma referência essencial e deu origem ao movimento Blaxploitation. Direção: Catherine Bernstein e Martine Delumeau. Duração: 52 min. Classificação: A Livre. Horários alternativos: 11 de Livre, quinta-feira, às 03h e às 17h; 12 de janeiro, sexta-feira, às 11h; 13 de janeiro, sábado, às 16h15; 14 de janeiro, domingo, às 22h40.

Quintas do Pensamento – 11/01

23h – ''Victor Hugo e Os Miseráveis'' (Documentário)

O nascimento do livro “Os Miseráveis”, romance que se tornou um monumento da literatura mundial, e a metamorfose política de seu autor rumo aos ideais do progresso social. Direção: Grégoire Polet. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 12 de janeiro, sexta-feira, às 03h e às 17h; 13 de janeiro, sábado, às 22h; 14 de janeiro, domingo, às 15h45.

Sextas de História e Sociedade – 12/01

23h – ''Mitos da História'' (Série) - Episódio: ''Hitler: A Arte da Derrota''

No catálogo de crenças comuns sobre a Segunda Guerra Mundial, perdurou a ideia de que Hitler era um gênio militar. Acredita-se que ele tenha conquistado e submetido à sua autoridade grande parte da Europa, graças a suas estratégias infalíveis. Mas, na verdade, isso é um mito. Direção: Christiane Ratiney. Duração: 52 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 08 de abril, sábado, às 03h e às 12h30; 09 de abril, domingo, às 18h30.

Sábado – 13/01

20h30 – ''101 Canções Que Tocaram o Brasil'' – Episódio ''A Explosão do Rock Brasileiro''

Com o fim da ditadura no Brasil, a trilha sonora dos anos 1980 é marcada pelo rock. Uma dupla de sucesso é formada por Frejat e Cazuza, no Barão Vermelho. A banda encerra a primeira edição do Rock in Rio, em 1985, com a canção “Pro Dia Nascer Feliz”, como que anunciando um novo tempo. Legião Urbana, Blitz e outros nomes compõem esse rico cenário. Diretor: Roberto de Oliveira. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 14 de janeiro, domingo, às 12h.

Domingo – 14/01

19h20 – ''Cacaso na Corda Bamba'' (Documentário)

Filho de uma família rural e destinado a trabalhar com criação de gado, Antonio Carlos de Brito encontrou na poesia um sentido para a vida, transformando-se em Cacaso. O artista multifacetado, que incendiou a juventude carioca em aulas e discussões sobre a arte, mudou a poesia brasileira, sendo um dos precursores do movimento marginal. Irônico e perspicaz, Cacaso foi responsável por reunir um grande número de artistas e intelectuais em projetos e parcerias, deixando um indiscutível legado literário e musical. Diretor: José Joaquim Salles Ph Souza. Duração: 88 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 15 de janeiro, segunda-feira, às 9h30.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato