Reprodução |
Exibido recentemente pela RECORD Minas, o especial ''O Homem no Espelho'' agora está disponível no PlayPlus. A atração celebra o centenário do escritor brasileiro Fernando Sabino, e conta sua história por meio de entrevistas com admiradores e pessoas próximas, relembrando a trajetória e as consagradas obras desse grande nome da nossa literatura.
Vários livros escritos pelo autor mineiro foram adaptados e se tornaram filmes nos cinemas, tais como: ''O Menino no Espelho''; ''Faca de Dois Gumes''; ''O Homem Nu''; e ''O Grande Mentecápto''. Além disso, várias obras de Sabino foram traduzidas para outros idiomas e ainda encantam os leitores de todas as idades, já que são narrativas com temas atemporais.
''Ele é muito mágico. Fala de uma coisa, de morrer menino, né? Isso me toca. Acho que uma das coisas mais importantes da vida é a gente não perder a criança que fomos'', diz o cineasta Gui Fiuza, diretor do longa O Menino no Espelho (2014).
Bernardo Sabino, filho do escritor, revela qual é o livro do pai que é seu favorito: ''Gosto de O Grande Mentecapto, porque ele conseguiu botar, no personagem, toda a irreverência para questionar os valores conservadores e hipócritas da sociedade''.
Além de Gui Fiuza e Bernardo Sabino, também participaram do especial ''O Homem no Espelho'': Lino Facioli, ator do filme ''O Menino no Espelho''; Giovanna Rispoli, que também integrou o elenco do longa; Cristina Ferreira de Souza, Pesquisadora de Estudos Literários; e Luis Carlos Brito Lopes, Diretor do Instituto Fernando Sabino, instituição dedicada à memória do escritor, localizada em Belo Horizonte, sua terra natal.