Documentário "A Luz do Tom" estreia na TV Brasil

Divulgação TV Brasil

A TV Brasil exibe o documentário inédito "A Luz do Tom", filme sobre o maestro Antônio Carlos Jobim, sob a perspectiva de três mulheres da sua vida, neste sábado (3), às 14h. Lançado em 2013, o longa nacional tem direção do renomado Nelson Pereira dos Santos e foi a última produção realizada pelo cineasta que faleceu cinco anos depois, em 2018. A premiada obra fica disponível no app TV Brasil Play.

A trajetória de um dos ícones da Bossa Nova Jobim é contada por vozes femininas. Com depoimentos emocionantes, a cinebiografia em cartaz na emissora pública apresenta os relatos afetivos de três mulheres importantes para o compositor que morreu em 1994. O olhar feminino ganha a tela a partir das falas sensíveis da irmã Helena Jobim e das esposas Thereza Hermanny e Ana Lontra Jobim.

Baseado no livro "Antônio Carlos Jobim: um homem iluminado", de Helena Jobim, o filme revela fases distintas da vida do homenageado. A produção celebra memórias intimistas: o momento de definição da carreira artística, a repercussão internacional de seu trabalho e as questões associadas à natureza.

Reconhecimento da crítica e do público

A produção inédita na programação da TV Brasil conquistou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2014 nas categorias Melhor Longa-Metragem Documentário e Melhor Trilha Sonora, com a música composta por Paulo Jobim, filho do maestro soberano. A produção ainda foi indicada ao prêmio de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem de Documentário.

"A Luz do Tom" é a segunda película do diretor Nelson Pereira dos Santos a respeito do ilustre artista. O título anterior, "A Música Segundo Tom Jobim", estreou nas salas do circuito em 2012. A obra repercutiu bastante e despertou o interesse do público e a recomendação da crítica especializada.

Com relevante filmografia, Nelson Pereira dos Santos dirigiu clássicos da sétima arte. Precursor do Cinema Novo, o diretor foi responsável por filmes históricos como "Rio 40 Graus" (1955), "Rio Zona Norte" (1957), "Vidas Secas" (1963) e "Memórias do Cárcere" (1985), entre diversos outros sucessos.

Histórias, sonoridades e imagens do longa

O filme "A Luz do Tom" traz depoimentos marcantes, belas imagens e histórias curiosas que ajudam a formar um mosaico singular sobre a vida do genial músico com o repertório de grandes composições do homenageado aliado aos sons da natureza.

Helena Jobim, Thereza Hermanny e Ana Lontra recordam momentos bem pontuais da trajetória de Tom Jobim. Enquanto a irmã resgata a infância, Thereza, a primeira mulher de Jobim, aborda o início da carreira e o processo criativo do astro.

Já Ana, a segunda mulher do artista, reflete sobre a maturidade e o amor à natureza. A combinação das falas forma um panorama completo sobre o célebre músico. Na obra audiovisual, o cineasta Nelson Pereira dos Santos destaca a ave favorita de Tom, o urubu, cujo voo ilustra cenas aéreas impactantes.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato