TV Brasil estreia filme sobre a educação de mulheres invisibilizadas

Divulgação TV Brasil

O cotidiano de uma mãe encarcerada, uma empregada doméstica e uma jovem trans que estudam em centros de alfabetização para adultos na Bahia serve de mote para o documentário inédito "Diários de Classe", produção que a TV Brasil estreia nesta sexta (8), às 21h. O filme acompanha os desafios dessas três mulheres negras na periferia de Salvador em busca da educação. A obra está no app TV Brasil Play. 

Apesar de percorrerem caminhos distintos, as trajetórias dessas estudantes coincidem nos preconceitos e injustiças que sofrem na rotina. O doc tem um olhar jornalístico e observacional sobre o contexto de vida das personagens. A película amplia o recorte espacial da sala de aula para aprofundar o dia a dia dessas mulheres a fim de revelar as tentativas de contornar o apagamento recorrente de suas existências. 

O filme "Diários de Classe" destaca mulheres que têm em comum o desejo de melhorar de vida por meio do estudo. Vânia Lúcia assiste às aulas no presídio feminino, enquanto segue o lento desenrolar de seu confuso processo criminal. A empregada doméstica Maria José frequenta as aulas todas as noites na companhia da filha pequena. A adolescente transexual Tifany busca se adaptar à dinâmica em um abrigo e ser tratada pelo nome que escolheu, não pelo que está em seus documentos. 

As falas e as histórias das três mulheres retratadas no documentário têm diferentes nuances, mas se aproximam quando o documentário estabelece o elo que conecta a experiência de cada uma delas na esperança de um futuro melhor. A mãe encarcerada tenta aprender legislação para se defender, a trabalhadora doméstica se esforça para conciliar trabalho e estudos, enquanto a jovem vive descobertas. 

Produção sobre a desigualdade na educação conquistou prêmios 

A falta de oportunidades e a discriminação marcada pelas relações de poder e opressão se fazem presentes na produção cinematográfica nacional que mostra a disposição feminina para pensar e reagir diante das posições sociais impostas a pessoas negras, mas obstinadas pelo saber. 

A montagem ressalta como desigualdade social, preconceito, machismo e precariedade da educação influenciam no processo da formação da sociedade brasileira e prejudicam jovens e adultos periféricos em um sistema que os ignora historicamente.  

Durante seis meses, a equipe da produção acompanhou o dia a dia dessas mulheres para fazer o documentário. O longa de estreia dos diretores Maria Carolina da Silva e Igor Souza foi reconhecido com premiações. 

"Diários de Classe" conquistou os prêmios do Júri Popular e do Júri Jovem no IV Festival Pirenópolis DOC, evento em que ainda ganhou a láurea de Melhor Filme, categoria também vencedora na 2º Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste. Nesta seleção, a obra ganhou também o Prêmio de Melhor Direção.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato