Série 'Betinho: No Fio da Navalha' estreia hoje no Globoplay e ganha painel especial na CCXP

Divulgação/Loiro Cunha

Novidade a partir de hoje, dia 1° de dezembro, no Globoplay, a série original 'Betinho: No Fio da Navalha' foi tema de um painel especial no estande da plataforma na CCXP. Na Arena gshow, o protagonista Julio Andrade; o ator Ravel Andrade; Lipe Binder, diretor geral; Clarissa Lobo, produtora executiva; e Alex Medeiros, que assina a redação final da produção, se encontraram para um papo sobre a obra dramatúrgica, que mergulha na trajetória do sociólogo Herbert de Souza em seus oito episódios, disponibilizados semanalmente: dois a cada sexta-feira. 
 
A luta por grandes causas sociais, em especial o combate à AIDS e à fome, sempre falou mais alto na vida de Betinho. Mas a série também mostra um lado pouco conhecido do ativista: o pessoal, com uma trama familiar recheada de personagens reais. Na fase jovem, é o ator Antonio Haddad quem interpreta o homenageado e Silvia Buarque dá vida a Dona Maria, mãe do mineiro. Quando o tempo passa na trama, é a vez de Walderez de Barros assumir o papel da matriarca. Entre os irmãos de Betinho representados na série, Chico Mário (Ravel Andrade) e Henfil (Humberto Carrão). "Para mim, teve um sabor muito mais que especial. Ele sempre foi minha grande inspiração para seguir o caminho da arte e da atuação", revela Ravel, ao falar de Julio Andrade, seu irmão na vida real. Humberto Carrão ainda descreve como foi contracenar com a dupla: “Tinha essa importância de entrar nesse par e virar um trio. Teve um trabalho de muita sutileza na construção da relação desses três irmãos. Eu já conhecia e adoro os dois, é quase como pedir licença para entrar nessa família”, brinca o intérprete de Henfil.  
 
Irles Carvalho, primeira mulher do sociólogo e mãe de Daniel Souza, filho do ex-casal que ganha as telas com Filipe Bragança, é interpretada por Leandra Leal. “A Irles e o Betinho se conheceram na luta, no ativismo. Eu acho que a produção é um drama histórico, as pessoas vão se emocionar com a história pessoal dele”, comenta. Maria Nakano, companheira de Herbert de Souza até o fim da vida e mãe de seu segundo filho, Henrique, é representada por Julia Shimura: "É a personagem que certamente eu mais desejei fazer", pontua a atriz.  
  
Andréia Horta também integra o elenco, como Nádia Rebouças. "Antes de ser uma publicitária, ela era socióloga e absolutamente ligada aos valores que regiam o Betinho”, conta a atriz sobre a criadora também da conhecida logo da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida. Grande parceiro do ativista social na luta pelos direitos humanos no IBASE, Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - criado em 1981 por Betinho, Carlos Afonso (Luiz Bertazzo) e Marcos Arruda (Higor Campagnaro), Atila Roque, também parceiro do trio no IBASE, ganha vida na ficção com a interpretação de Michel Gomes. "Tive a honra de contar essa história ao lado de uma equipe de primeira, em que todos estavam juntos com um só objetivo: contar uma história linda, de um ser humano iluminado chamado Betinho", celebra o artista. 
  
Terezinha Mendes (Sirlea Aleixo), amiga do homenageado e criadora do slogan “Quem Tem Fome, Tem Pressa”, e Herbert Daniel (Ed Moraes), outro companheiro de militância com quem Betinho fundou a ABIA, Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS, também estão presentes nos episódios. Assim como Elis Regina (Elá Marinho) e Chico Buarque (Mouhamed Harfouch).    
  
Em seu caminho, Betinho enfrentou a AIDS, a ditadura militar, a hemofilia e tantos outros obstáculos pessoais, mas escolheu a fome da população como seu principal inimigo, fundando a Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, a maior campanha de solidariedade do Brasil, que completa 30 anos em 2023. A organização também é reconhecida pelo Natal Sem Fome, um dos projetos parceiros do ‘Para Quem Doar’ (https://www.paraquemdoar.com.br), plataforma criada pela Globo em abril de 2020 para conectar pessoas com organizações de todas as regiões do país que trabalham para combater e amenizar diferentes impactos sociais na vida da população em situação de risco e vulnerabilidade. Mais informações no site. E não à toa, outra efeméride também marca a data em que a produção chega ao Globoplay: no dia 1º é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. "Essa série vem para afirmar que essa luta é necessária para a sociedade brasileira, um compromisso nosso como cidadão de lutar pelo básico, foi isso que o Betinho deixou", conclui Julio Andrade.  
  
'Betinho: No Fio da Navalha' contou ainda com a participação ativa da família de Herbert de Souza, em especial de Daniel Souza, seu filho, um dos consultores e produtor associado da obra. Criada por José Junior, com roteiros de Alex Medeiros, Sergio Machado, Armando Praça, George Walker, José Júnior, Manaíra Carneiro e Rafaela Camelo; redação final de Alex Medeiros; direção de Lipe Binder e Julio Andrade; e direção geral de Lipe Binder. A série Original Globoplay é produzida pela AfroReggae Audiovisual, em parceria com a Formata Produções e Conteúdo e o Globoplay.     

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato