Divulgação |
A MUBI, distribuidora global, serviço de streaming e produtora, revela detalhes da coleção de 14 filmes da Celestial Pictures do lendário estúdio Shaw Brothers, já disponível na plataforma, dentro do especial Shaw Brothers: Mestres Do Kung Fu.
Esta extensa retrospectiva captura o espírito do estúdio pioneiro, que sacudiu a indústria cinematográfica de Hong Kong e tornou-se uma potência no cinema asiático. Obras de lendas chinesas, como Chang Cheh e Lau Kar-leung, integram a seleção, que inclui A 36ª Câmara de Shaolin; Cinco Dedos de Violência, de Jeong Chang-hwa; O Grande Mestre Beberrão, de King Hu; e Espadachim de Um Braço, de Chang Cheh.
Como uma força indomável por trás de clássicos definitivos do kung fu e wuxia (ficção que mescla artes marciais com fantasia), que explodiram internacionalmente na década de 1970, o Shaw Brothers tem influenciado o hip hop e o cinema comercial, com renomados diretores e artistas que se inspiraram no seu estilo – como Ang Lee, Quentin Tarantino e Wu Tang Clan.
O Shaw Brothers construiu um universo cinemático sem igual, repleto de energia cinética e narrativa poética. Famosos por seus cenários luxuosos, trajes complexos e coreografias de tirar o fôlego, seus filmes estabeleceram padrões para a excelência cinematográfica. Ao mesmo tempo profundas e divertidas, as produções captaram a essência da filosofia das artes marciais e a grandeza de lendários personagens chineses, expandindo os mitos tradicionais de guerra da China para a audiência global.
O especial Shaw Brothers: Mestres Do Kung Fu já está disponível na MUBI:
- A 36ª Câmara de Shaolin (Lau Kar-leung, 1977)
- O Grande Mestre Beberrão (King Hu, 1966)
- Combate Mortal (Chang Cheh, 1978)
- O Super Dragão Chinês (Chang Cheh, 1982)
- Os Cinco Venenos de Shaolin (Chang Cheh, 1978)
- Cinco Dedos de Violência (Jeong Chang-hwa, 1972)
- Espadachim de um Braço (Chang Cheh, 1967)
- O Assassino de Shantung (Chang Cheh, 1972)
- O Clã do Lótus Branco (Lo Lieh, 1979)
- Ho, o Sujo (Lau Kar-leung, 1979)
- O Lutador Invencível (Lau Kar-leung, 1983)
- Heróis do Oriente (Lau Kar-leung, 1978)
- Confissões Íntimas de uma Cortesã Chinesa (Chor Yuen, 1972)
- Armas Lendárias da China (Lau Kar-leung, 1982)